Programa social de Alagoas é reconhecido entre os 3 melhores do mundo
Desenvolvida em parceria com a ONU-Habitat, iniciativa do Governo de Alagoas destacou-se entre concorrentes de vários países, por promover o protagonismo social de jovens da periferia de Maceió
O programa Digaê! - Juventudes, Comunicação e Cidade -, uma iniciativa do Governo de Alagoas, em parceria com o ONU-Habitat, foi reconhecido internacionalmente como um dos três melhores na categoria Inclusão Social, durante o Congresso Mundial de Cidades Inteligentes, realizado em Barcelona, na Espanha. O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (6).
O governador Paulo Dantas prestigiou a solenidade e subiu ao palco para receber o reconhecimento da organização do Smart City Expo World Congress, maior e mais influente evento mundial sobre cidades e inovação urbana.
“É com grande orgulho que recebemos a notícia de que o programa Digaê foi escolhido como um dos três melhores projetos de inclusão social do mundo em 2024. Esta conquista não é apenas do Governo de Alagoas, mas principalmente dos jovens da periferia de Maceió, que mostraram ao mundo o poder de transformação que surge quando se oferece oportunidades reais de expressão e desenvolvimento”, celebrou Paulo Dantas.
O Digaê destacou-se entre projetos de diversos países, incluindo Coreia do Sul e Índia, por promover a expressão social entre jovens das periferias de Maceió. O programa oferece oficinas de comunicação e mobilização comunitária, capacitando os participantes em técnicas como podcast, audiovisual, fotografia e grafite. O objetivo da iniciativa é fortalecer o protagonismo juvenil na transformação de seus territórios.
Para Paulo Dantas, o Digaê representa a convicção de que governar é ouvir a população. Ele observa que, por muito tempo, o poder público não valorizava nem dava voz aos que mais precisavam de apoio.
“Decidimos, junto com a ONU Habitat, reverter essa lógica e dar espaço para que os jovens compartilhem suas experiências e seus sonhos. Ver esse projeto entre os melhores do mundo reforça que estamos no caminho certo”, afirmou Paulo, destacando que o reconhecimento internacional é um marco para Alagoas e uma inspiração a outros estados brasileiros.
Saiba mais
O Digaê! é uma das iniciativas criadas pelo projeto Visão Alagoas 2030, uma parceria entre ONU-Habitat e Governo de Alagoas pela prosperidade urbana no estado. O Instituto Pólis e a Viração Educomunicação também são parceiros essenciais na realização do programa.
Focado na capacitação de jovens de grotas e comunidades urbanas de Maceió, em temas como direito à cidade e linguagens de comunicação, a iniciativa alcançou mais de 80 jovens, em 32 grotas, e entregou a coletânea multimídia “Memórias e Narrativas das Grotas de Maceió — Pelo Olhar das Juventudes” como consolidação do trabalho.
Veja também
Últimas notícias
Moraes manda exames de Bolsonaro para perícia da PF analisar
Após SBT negar ida de Flávio em programa, Ratinho confirma presença
Pesquisa da Flup mostra força da literatura nas periferias do Rio
Renan Filho autoriza R$ 481 milhões em investimentos na duplicação da BR-104/AL
MPAL firma acordos para recuperar áreas degradadas da Caatinga em Traipu e garantir R$ 210 mil em indenizações
Polícia encontra três ossadas humanas durante operação de busca na Feitosa, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
