Governo de AL debate diretrizes para a criação de uma estratégia estadual de cidades inteligentes
Projeto é desenvolvido em parceria com o ONU-Habitat

O Governo de Alagoas, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), está debatendo as diretrizes para uma estratégia estadual de cidades inteligentes. O objetivo é fortalecer as redes de tecnologia e comunicação, adotando abordagens baseadas em digitalização, energia limpa e inovações tecnológicas, com vistas a impulsionar o crescimento econômico e a melhorar a oferta de serviços, promovendo uma inclusão ampla e acessível.
A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) é o ponto focal do projeto, que visa a criação de políticas públicas, planos e ações voltadas para o desenvolvimento de uma urbanização sustentável e inclusiva. Porém, a proposta será construída de maneira colaborativa, envolvendo diversas secretarias de Estado para a elaboração de um relatório conjunto, essencial para transformar os planos de cidades inteligentes e integrar tecnologias avançadas no planejamento urbano. O foco será a regeneração urbana com base em soluções que colocam as pessoas no centro das decisões.
A oficina colaborativa para a elaboração das estratégias acontecerá nesta quinta-feira (7), às 8h, na sede da Secti, localizada no bairro do Jaraguá.
.jpg)
Alex Rosa, coordenador de Programas do ONU-Habitat, destaca que essa iniciativa faz parte da "Visão Alagoas 2030" e tem como objetivo desenvolver uma estratégia de cidades inteligentes, ajustada às realidades e necessidades específicas de cada região do Estado. “A ideia é traçar um conjunto de soluções para que Alagoas possa alcançar o desenvolvimento sustentável, com o apoio das tecnologias, e não simplesmente a tecnologia pela tecnologia”, explicou Alex.
O secretário da Secti, Silvio Bulhões, reforça a importância dessa ação e destaca a relevância de integrar o uso de tecnologias no processo de planejamento urbano para garantir um futuro mais inteligente e inclusivo para o Estado.
.jpg)
Sobre o ONU-Habitat
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi criado em 1978 como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o ONU-Habitat é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em melhorar a qualidade de vida em um mundo majoritariamente urbanizado; construir cidades e comunidades seguras, resilientes e sustentáveis; e promover urbanização como uma força transformadora positiva para pessoas e comunidades, reduzindo a desigualdade, discriminação e pobreza e melhorando a qualidade e o acesso aos serviços básicos.
O Escritório Regional do ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe localiza-se na cidade do Rio de Janeiro há mais de 20 anos. A cidade também é sede do escritório responsável pelo Brasil e Cone Sul, que conta com uma equipe dedicada aos projetos e iniciativas implementadas com o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Veja também
Últimas notícias

Projeto Horta nas Escolas é implantado no município de Matriz de Camaragibe

Polícia Militar de Alagoas lamenta falecimento do sargento reformado Cícero Irineu

Jovem armado é preso por descumprir medida protetiva em Arapiraca

Vale vai destinar R$ 30 milhões a projetos culturais em todo o país

Enem 2025 será em 9 e 16 de novembro; veja datas de inscrição

Vídeo revela dinâmica do crime que matou sargento reformado no Salvador Lyra, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
