Governo de AL debate diretrizes para a criação de uma estratégia estadual de cidades inteligentes
Projeto é desenvolvido em parceria com o ONU-Habitat
O Governo de Alagoas, em colaboração com o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat), está debatendo as diretrizes para uma estratégia estadual de cidades inteligentes. O objetivo é fortalecer as redes de tecnologia e comunicação, adotando abordagens baseadas em digitalização, energia limpa e inovações tecnológicas, com vistas a impulsionar o crescimento econômico e a melhorar a oferta de serviços, promovendo uma inclusão ampla e acessível.
A Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) é o ponto focal do projeto, que visa a criação de políticas públicas, planos e ações voltadas para o desenvolvimento de uma urbanização sustentável e inclusiva. Porém, a proposta será construída de maneira colaborativa, envolvendo diversas secretarias de Estado para a elaboração de um relatório conjunto, essencial para transformar os planos de cidades inteligentes e integrar tecnologias avançadas no planejamento urbano. O foco será a regeneração urbana com base em soluções que colocam as pessoas no centro das decisões.
A oficina colaborativa para a elaboração das estratégias acontecerá nesta quinta-feira (7), às 8h, na sede da Secti, localizada no bairro do Jaraguá.
.jpg)
Alex Rosa, coordenador de Programas do ONU-Habitat, destaca que essa iniciativa faz parte da "Visão Alagoas 2030" e tem como objetivo desenvolver uma estratégia de cidades inteligentes, ajustada às realidades e necessidades específicas de cada região do Estado. “A ideia é traçar um conjunto de soluções para que Alagoas possa alcançar o desenvolvimento sustentável, com o apoio das tecnologias, e não simplesmente a tecnologia pela tecnologia”, explicou Alex.
O secretário da Secti, Silvio Bulhões, reforça a importância dessa ação e destaca a relevância de integrar o uso de tecnologias no processo de planejamento urbano para garantir um futuro mais inteligente e inclusivo para o Estado.
.jpg)
Sobre o ONU-Habitat
O Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) foi criado em 1978 como resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat I). Com sede em Nairóbi, capital do Quênia, o ONU-Habitat é a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) especializada em melhorar a qualidade de vida em um mundo majoritariamente urbanizado; construir cidades e comunidades seguras, resilientes e sustentáveis; e promover urbanização como uma força transformadora positiva para pessoas e comunidades, reduzindo a desigualdade, discriminação e pobreza e melhorando a qualidade e o acesso aos serviços básicos.
O Escritório Regional do ONU-Habitat para a América Latina e o Caribe localiza-se na cidade do Rio de Janeiro há mais de 20 anos. A cidade também é sede do escritório responsável pelo Brasil e Cone Sul, que conta com uma equipe dedicada aos projetos e iniciativas implementadas com o Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Chile.
Veja também
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
