Saúde

Quase três mil alunos de escolas municipais são vacinados contra a dengue

Ação teve o objetivo de levar estudantes de 10 a 14 anos para receber a vacina em unidades de saúde

Por 7Segundos, com assessoria 06/11/2024 18h06 - Atualizado em 06/11/2024 18h06
Quase três mil alunos de escolas municipais são vacinados contra a dengue
Iniciativa ocorreu em 11 unidades de saúde de Maceió - Foto: Cortesia

Uma ação intensiva de vacinação contra a dengue, junto a 82 escolas da rede pública municipal de ensino, possibilitou a imunização de 2.964 estudantes, de 10 a 14 anos de idade. A iniciativa é fruto do trabalho conjunto entre as secretarias municipais de Saúde, Educação e Esporte e Lazer.

A ação foi efetivada de julho a outubro de 2024 com o apoio do transporte escolar, o que garantiu a ida de crianças e adolescentes até uma das 11 Unidades Básicas de Saúde para serem imunizados contra a dengue.

A coordenadora técnica de Imunização, Eunice Amorim, reforçou a importância do retorno dos adolescentes a uma unidade de saúde mais próxima para a vacinação com a 2ª dose. “A orientação é comparecer a um local de vacinação e completar o esquema com a 2ª dose para uma melhor proteção. Aqueles que ainda não iniciaram o esquema de vacinação com a 1ª dose também devem comparecer o mais rápido possível”, informou.

A estratégia nas escolas também contou com momentos educativos sobre a dengue e a importância da prevenção através de palestras, passatempos e jogos.

A vacina contra a dengue está disponível em todas as Unidades de Saúde da capital alagoana. O esquema vacinal consiste em duas doses, sendo a 2ª aplicada três meses (90 dias) após a primeira.

Contraindicações


A vacina contra a dengue é contraindicada para mulheres gestantes ou em período de amamentação, para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, o que inclui aqueles que recebem terapias imunossupressoras, tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteróides sistêmicos dentro de quatro semanas anteriores à vacinação, assim como ocorre com outras vacinas vivas atenuadas e indivíduos com infecção por HIV sintomática ou infecção por HIV assintomática, quando acompanhada por evidência de função imunológica comprometida.