Projeto de Lei antirracista do deputado Leonam recebe ampla aprovação no Parlamento Estadual
Ele também recebeu reconhecimentos de ativistas; projeto prevê penalidades administrativas para atos de discriminação racial em Alagoas

O deputado estadual delegado Leonam conquistou ampla aprovação ao seu Projeto de Lei Antirracista, que prevê penalidades administrativas contra práticas de discriminação racial no estado de Alagoas. A proposta foi aprovada por unanimidade no Parlamento Estadual, recebendo elogios de diversos setores da sociedade civil, incluindo a ativista Arísia Barros, do coletivo Raízes da África.
O PL estabelece que tanto pessoas físicas quanto jurídicas, incluindo agentes públicos, estarão sujeitas a multas de até 100 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL), atualmente avaliadas em R$ 34,41, por atos discriminatórios. A medida busca fortalecer a luta contra o racismo estrutural em um estado marcado por profundas desigualdades raciais.
Em carta publicada no Diário Penedense, Arísia destacou a importância da iniciativa e sugeriu a criação de um fundo estadual exclusivo para combater o racismo, com a destinação dos valores arrecadados pelas multas.
Ela ainda expressou surpresa positiva diante da visão inclusiva do deputado e pediu maior detalhamento do projeto, sinalizando interesse em uma conversa com o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas. Segundo a ativista, a medida representa uma ruptura com o histórico de omissões legislativas em relação à temática racial no estado.
O PL Antirracista chega em um momento crucial, propondo ações efetivas além de discursos simbólicos, especialmente no mês da Consciência Negra.
Veja também
Últimas notícias

Homens morrem em confronto com a polícia, em Delmiro Gouveia

Adolescente é apreendido suspeito de praticar furtos em Delmiro (AL) e Canindé de São Francisco (SE)

Escultor entrega novos elementos da via sacra de Palmeira dos Índios

Polícia Civil prende homem condenado por estuprar criança de 11 anos em Maceió

Prefeitura continua entrega de peixes em bairros de Palmeira dos Índios

Com DNA arapiraquense, redes Unicompra e São Luiz lideram o varejo de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
