Projeto de Lei antirracista do deputado Leonam recebe ampla aprovação no Parlamento Estadual
Ele também recebeu reconhecimentos de ativistas; projeto prevê penalidades administrativas para atos de discriminação racial em Alagoas
O deputado estadual delegado Leonam conquistou ampla aprovação ao seu Projeto de Lei Antirracista, que prevê penalidades administrativas contra práticas de discriminação racial no estado de Alagoas. A proposta foi aprovada por unanimidade no Parlamento Estadual, recebendo elogios de diversos setores da sociedade civil, incluindo a ativista Arísia Barros, do coletivo Raízes da África.
O PL estabelece que tanto pessoas físicas quanto jurídicas, incluindo agentes públicos, estarão sujeitas a multas de até 100 Unidades Padrão Fiscal do Estado de Alagoas (UPFAL), atualmente avaliadas em R$ 34,41, por atos discriminatórios. A medida busca fortalecer a luta contra o racismo estrutural em um estado marcado por profundas desigualdades raciais.
Em carta publicada no Diário Penedense, Arísia destacou a importância da iniciativa e sugeriu a criação de um fundo estadual exclusivo para combater o racismo, com a destinação dos valores arrecadados pelas multas.
Ela ainda expressou surpresa positiva diante da visão inclusiva do deputado e pediu maior detalhamento do projeto, sinalizando interesse em uma conversa com o Coletivo de Mulheres Pretas Periféricas. Segundo a ativista, a medida representa uma ruptura com o histórico de omissões legislativas em relação à temática racial no estado.
O PL Antirracista chega em um momento crucial, propondo ações efetivas além de discursos simbólicos, especialmente no mês da Consciência Negra.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
