Por que a região onde ônibus despencou na Serra da Barriga não tinha guarda-corpo? Entenda
A barreira física serviria justamente para proteger veículos desgovernados nas estradas, o que eu poderia ter evitado a tragédia
Um dos questionamentos feitos ao Governado do estado, Paulo Dantas, e ao prefeito do município de União dos Palmares, Kil Freitas, durante coletiva de imprensa sobre a tragédia ocorrida na Serra da Barriga, nesse domingo (24), foi sobre a ausência de uma proteção na estrada onde o acidente ocorreu, conhecida como gard rail (guarda-corpo). A barreira física serve justamente para proteger veículos desgovernados nas estradas, o que poderia ter evitado a tragédia.
Dantas disse que a estrada onde ao acidente aconteceu foi construída há alguns anos, em uma parceria do governo de Alagoas com a Prefeitura de União dos Palmares. Segundo o governador, na época, os técnicos responsáveis pela construção avaliaram que a instalação do gard rail não era necessária.
Entretanto, após o grave acidente que vitimou fatalmente, até o momento, 18 pessoas, Paulo Dantas informou que já deu a determinação para que a Secretaria de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrande) e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER), juntamente com a prefeitura de União, realizem uma nova avaliação e elaborem um projeto para trazer mais segurança futuramente.
Já o atual prefeito do município de União dos Palmares, Kil Freitas, disse que foi ate o local de onde o ônibus despencou, e que a região é uma reta, sendo uma das menos íngremes, inclusive. E que talvez seja essa a razão para que ali não houvesse a proteção. Ele concluiu dizendo que é importante que seja feita uma avaliação técnica definir se haverá ou não a instalação de um gard rail naquela estrada.