Captação de órgãos é realizada no HGE; duas pessoas terão suas vidas salvas
Central de Transplantes de Alagoas viabilizou o transporte dos rins de mulher diagnosticada com morte encefálica
Mais uma captação de órgãos foi realizada na maior unidade de Urgência e Emergência de Alagoas. Dessa vez, uma mulher de 52 anos, diagnosticada com morte encefálica no Hospital Geral do Estado (HGE), em Maceió, teve seus dois rins doados pela família na quarta-feira (27), o que ajudará outras duas pessoas a viverem com melhor qualidade de vida, longe dos efeitos colaterais da diálise.
Os órgãos doados foram transportados com segurança para pacientes que necessitam do transplante, conforme lista de espera do Sistema Nacional de Transplantes (SNT). O diálogo sobre o tema e se declarar um doador de órgãos ajuda a diminuir o tempo de espera pelo transplante. A morte de um ente querido é sempre uma situação difícil, mas é justamente nesse momento de perda que o sofrimento pode ser ressignificado em solidariedade.

Segundo o último estudo realizado pela Central de Transplantes de Alagoas, 490 alagoanos aguardam por um transplante, sendo 482 por córneas, sete por um rim e um por um fígado. No Brasil, conforme o Ministério da Saúde (MS), mais de 45 mil pessoas esperam pela doação, sendo, entre os homens, o rim o órgão mais procurado em São Paulo (SP). O Brasil é referência mundial na área de transplantes e possui o maior sistema público do mundo.
“Os casos suspeitos de morte encefálica são sinalizados pelos profissionais que estão nos hospitais para a nossa equipe. A partir daí, iniciamos um protocolo que visa confirmar essa condição, cujos critérios são rígidos, sendo necessários dois exames clínicos com intervalos que variam de acordo com a idade dos doadores, realizados por médicos diferentes”, explicou a coordenadora da Central de Transplantes de Alagoas, Daniela Ramos.
Veja também
Últimas notícias
Justiça Eleitoral se pronuncia sobre polêmica envolvendo propaganda política na Ufal de Arapiraca
Defesa de Daniel Vorcaro confirma que áudio sobre Lula é do banqueiro
PRF recupera dois veículos e prende suspeito armado em Pilar e Rio Largo
Prefeito de Rio Largo relata ameaças e revela rastreador clandestino em veículo
Ipespe: Flávio tem 52,7% dos votos válidos no 2º turno; Lula, 47,3%
A 15 dias do 2º turno, campanha de Lula apara desavenças e muda estratégias
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
Severino Pessoa anuncia a liberação de R$ 2,8 milhões para a saúde de Batalha
