Órgãos públicos de AL firmam termo para intervenção na gestão do Hospital Veredas
Intervenção será realizada por uma gestora especializada contratada após análise dos MPs e da Defensoria; ação civil pública será homologada pela Justiça Federal
O Ministério Público de Alagoas (MP-AL), Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU), junto com a Fundação Hospital da Agroindústria do Açúcar e do Álcool de Alagoas, órgão responsável pelo Hospital Veredas, firmaram um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) na tarde desta quinta-feira (28) com o objetivo de promover uma intervenção na gestão da unidade hospitalar.
A ação civil pública será homologada pela Justiça Federal e visa melhorar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços de saúde prestados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
A intervenção será realizada por uma gestora especializada que será contratada após análise dos MPs e da Defensoria. Ela vai gerir a unidade de saúde com autonomia operacional e administrativa.
A gestão do hospital será supervisionada por uma comissão que será composta por um representante do município de Maceió, do Estado e um do Hospital Veredas.
O nome da futura gestora não foi divulgado. A função dela será elaborar e implementar um plano de reestruturação para melhorar as operações do hospital, manter uma gestão financeira sustentável e realizar o controle de qualidade nos serviços prestados. Além disso, terá que elaborar relatórios periódicos sobre as atividades realizadas e encaminhá-los à comissão interventora, aos MPs e à DPU.
Em caso de descumprimento do termo, haverá aplicações de multas. O Veredas deverá pagar multa, a Fundação pode pagar multa diária e a gestão do hospital sob a nova futura gestora vai pagar o valor da multa triplicado. O valor das multas não foi informado.
O termo foi assinado pelo procurador-geral de Justiça, Lean Araújo, pelo promotor de Justiça de Fundações, Givaldo Lessa, e pelos promotores da Saúde Pública Estadual e Municipal, Micheline Tenório e Luciano Romero. Pelo MPF, constam as assinaturas dos procuradores da República Bruno Lamenha, Júlia Cadete e Roberta Bomfim, e, por fim, assinou o documento Diego Alves, defensor público da União.
Últimas notícias
Teca Nelma reafirma pioneirismo ao lançar mais uma seleção pública para destinação de emendas
Alagoas é o 2º do Nordeste com o maior número de trabalhadores com carteira assinada
Acompanhamento nutricional é essencial antes e depois da cirurgia bariátrica, diz especialista
Sesau AL passa a integrar a Rede Nacional de Dados em Saúde
STF tem maioria para tornar Eduardo Bolsonaro réu por coação na trama golpista
Filho do chefe de operações da Delegacia de Marechal Deodoro desaparece em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
