Educação

[Vídeo] Bullying na escola: aluna autista tem cabeça empurrada em prato de comida, em Rio Largo

Adolescente tentava lanchar, durante o intervalo, quando foi abordada por outros alunos que praticaram a agressão

Por Wanessa Santos 29/11/2024 11h11 - Atualizado em 29/11/2024 13h01
[Vídeo] Bullying na escola: aluna autista tem cabeça empurrada em prato de comida, em Rio Largo
Caso ocorreu na escola municipal Dr. Gustavo Paiva, localizada no município de Rio Largo - Foto: Reprodução/Vídeo

Uma adolescente foi vítima de bullyng em uma escola da rede municipal de Rio Largo. O vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que outra adolescente, também aluna da escola, empurra o rosto da vítima em um prato cheio de comida. 

O caso teria ocorrido nesta semana, mas não ficou claro o dia exato em que o fato ocorreu. A Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Rio Largo se manifestou.

De acordo com o que tem sido veiculado nas redes, a vítima seria autista. Nas imagens é possível ver, um grupo de alunos ao redor dessa adolescente, zombando do prato de comida dela. Em dado momento, uma das alunas empurra a cabeça da vítima dentro do prato.

Em nota, a Semed disse que tomou conhecimento do fato, e que a direção da escola – EMEF Dr. Gustavo Paiva, atuou prontamente no que disse ser um caso isolado. A secretaria afirmou ainda que a instituição está oferecendo suporte integral aos alunos, familiares e colaboradores, por meio de Apoio Psicossocial (NAP).

A nota diz que Semed de Rio Largo segue acompanhando as medidas cabíveis junto aos alunos, pais e comunidade escolar da região, e que isso comprova o compromisso da escola em promover uma educação inclusiva e de qualidade aos estudantes da instituição.

Questionada se a aluna, vítima do bullyng, de fato possui o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Semed, até o momento da publicação desta matéria, não enviou resposta.

Confira nota na íntegra:

NOTA


A Prefeitura Municipal de Rio Largo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) informa que tomou conhecimento do caso veiculado em redes sociais envolvendo alunos da rede municipal.

Diante da ocasião em questão, ressaltamos que a escola EMEF Dr. Gustavo Paiva prontamente atuou neste caso isolado, em combate à violência e salienta ainda a constante promoção de um ambiente escolar seguro e acolhedor para todos. Por meio do Núcleo de Apoio Psicossocial (NAP), a instituição oferece um suporte integral aos alunos, familiares e colaboradores, contando com o apoio de assistentes sociais e psicólogos escolares especializados.

É fundamental destacar que o incidente de bullying, lamentável, foi um caso isolado e não reflete a realidade da educação comprometida e dedicada do município de Rio Largo. A escola tem investido recursos e esforços no desenvolvimento de uma cultura de paz, buscando prevenir conflitos e promover o respeito mútuo entre todos os membros da comunidade escolar.

É importante enfatizar que a escola está comprometida em proporcionar um ambiente seguro e saudável para seus alunos, promovendo o diálogo, a resolução pacífica de conflitos e o bem-estar emocional de todos os envolvidos.

Reforçamos ainda que a nossa equipe segue acompanhando as medidas cabíveis junto aos alunos, pais e comunidade escolar, o que reflete o compromisso da instituição em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os seus estudantes.