Colégio da Polícia Militar celebra formatura de concluintes do Ensino Médio
Solenidade foi marcada pela emoção de alunos e familiares
Os olhos marejados sinalizavam a vivência de um momento inesquecível. E foi essa emoção que conduziu os 108 concluintes do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar ao pátio de formatura. O evento aconteceu na sede da unidade de ensino, no fim da tarde de sexta-feira (13).
Em frente ao colégio, os formandos fizeram uma evolução e, após apresentação do efetivo ao comandante da escola, entoaram o hino nacional brasileiro. Em seguida, a capelania católica da PM realizou um momento de fé e reflexão. O início da formatura contou com a tradicional passagem do estandarte do CPM, do representante da turma concluinte para o grupo que fará o 3º ano no próximo calendário letivo.
RITOS MILITARES
A solenidade seguiu com a homenagem aos veteranos da corporação, que receberam as honras militares dos policiais presentes. Os formandos que obtiveram as três maiores notas na média geral tiveram seus esforços reconhecidos com a entrega de certificados. Neste ano, o primeiro colocado foi o aluno Luiz Renato, com nota 9,5. O segundo lugar ficou para as alunas Alana Larissa e Isabela Alves, ambas com 9,2. Já a terceira posição foi ocupada pelo aluno Daniel Henrique, com média 9,1.
Após o momento de reconhecimento intelectual, os familiares e amigos dos formandos foram convidados para entregar os “canudos” que simbolizam o final da conclusão do ensino médio. O momento foi regido pelo som da Banda de Música da Polícia Militar. Logo após, os profissionais civis e militares que participaram da trajetória escolar dos alunos receberam placas de reconhecimento. Os alunos homenagearam o professor e militar, sargento Adolfo Antônio Coelho, que emprestou seu nome à turma.
UM LEGADO À HISTÓRIA
A formatura foi presidida pelo comandante do CPM Maceió, tenente-coronel Sidney Cunha, e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares, incluindo gestoras da 1ª Gerência Especial de Educação e representantes da Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa da Polícia Militares de Alagoas.
Em sua fala, o comandante Sidney destacou a formação de excelência proporcionada pelo Tiradentes e desejou sorte na trajetória dos concluintes. “Os senhores representam com maestria e respeito o legado construído por essa instituição de ensino. Conquistaram medalhas em olimpíadas de conhecimento, participaram de projetos pedagógicos e se dedicaram em todas as aulas. O futuro reserva um mundo de oportunidades a vocês, sucesso”, enfatizou o oficial.
Por fim, os concluintes realizaram o último fora de forma, rito tradicional que marca o fim da da relação presencial entre os estudantes e a unidade de ensino, ecoando à eternidade seus nomes na história do Colégio da Polícia Militar.
HISTÓRICO
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Alagoas foi criado em abril de 1992, fruto de uma antiga aspiração da Corporação em ter um estabelecimento de ensino de qualidade, voltado para a educação dos filhos dos policiais militares, com cursos de ensino fundamental e médio.
Atualmente, as duas unidades também abrem as portas para o público civil, e proporciona uma escola pública de qualidade e formando cidadãos responsáveis para a vida.
Além de funcionar de acordo com a base nacional comum curricular, o CPM conta, em sua matriz, com disciplinas peculiares ao âmbito militar, como a matéria de continência e sinais de respeito.

Veja também
Últimas notícias
Samu realiza treinamento de primeiros socorros para profissionais da Saúde de Traipu
JHC entra com ação para anular leilão do governo que envolve prédio do Caps em Maceió
Megaoperação no Alemão e na Penha contra o CV tem 22 mortos e 81 presos; vias expressas são fechadas
Bombeiro militar é preso condenado por estuprar afilhada de dez anos no Sertão de AL
Vini Jr. pede Virginia em namoro e assume relação nas redes sociais; veja
Recurso de Bolsonaro será julgado em plenário virtual em novembro
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
