Desenvolvimento

Governo de Alagoas lança projeto social que promove autonomia financeira

'É Minha Vez' é uma que tem como objetivo a independência financeira de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família

Por 7Segundos, com assessoria 17/12/2024 19h07 - Atualizado em 17/12/2024 19h07
Governo de Alagoas lança projeto social que promove autonomia financeira
Lançamento aconteceu nesta terça-feira (17), no Palácio República dos Palmares, - Foto: Pei Fon / Agência Alagoas

O Governo de Alagoas lançou nesta terça-feira (17), no Palácio República dos Palmares, o projeto "É a Minha Vez", uma iniciativa desenvolvida pela Vice-Governadoria e a Secretaria de Estado da Assistência Social (Seades), que visa transformar vidas e promover a autonomia financeira de beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família.

O destaque do lançamento foi a apresentação do programa "Coletivo Online", do Instituto Coca-Cola Brasil, que capacita jovens para o mercado de trabalho com vídeoaulas e conexão com mais de 400 empregadores parceiros. Além disso, o projeto conta com o apoio de instituições como Desenvolve Alagoas, Seprev, Setur e o programa Alagoas Sem Fome, apostando no empreendedorismo e na geração de emprego para milhares de alagoanos.

Independência financeira

O programa "É a Minha Vez" oferece uma estrutura completa para a transição à independência financeira, incluindo qualificação profissional, microcréditos para empreendimentos e assessoria técnica para pequenos negócios. “Estamos promovendo uma verdadeira transformação, conectando nossos cidadãos a oportunidades reais de emprego e renda!”, destaca o governador em exercício, Ronaldo Lessa. Ele explicou que o objetivo é fazer com que as pessoas beneficiárias dos programas de transferência de renda, que estão no CadÚnico, não tenham esse recurso só para sobreviver, mas também possam progredir na construção de sua própria sustentabilidade. 

“É uma determinação do presidente Lula e do governador Paulo Dantas, é trabalhar para que essas pessoas possam ingressar no mercado de trabalho, quer seja como funcionário, quer seja como empreendedor. Esse programa é um salto; tem várias secretarias envolvidas. Enfim, o Governo do Estado está absolutamente empenhado e buscando parceiros. Entramos num processo mais arrojado, no sentido de essas pessoas saírem do CadÚnico, fazerem parte da economia, terem dignidade e poderem sustentar sua família", afirma Lessa.

Foco no combate à fome

Para o governador em exercício, o projeto traz uma visão ampla de cuidados com o presente e o futuro. "É preciso cuidar do jovem porque precisamos do futuro, mas também tratar o presente, que é aquela luta de combate à fome. Não podemos achar normal as pessoas estarem com fome do nosso lado e não fazer nada. Tem que socorrer. A nossa missão é essa, trazendo mais parceiros, mais empresas. Quantas delas não são beneficiadas com incentivos fiscais? Então a ideia é essa. Um compromisso geral de mudar essa vertente, e já começamos", afirma Ronaldo Lessa.

Ele destacou também a ação da assistência social com foco no desenvolvimento: “Assistência, você faz em catástrofes, em acidentes; tem que chegar na hora. É papel do Estado. Agora o desenvolvimento é o salto que vai ser dado. E aí você agrega outros segmentos, como muitas secretarias que se envolveram no projeto. Como o parceiro da Coca-Cola, nós queremos que outros venham. Quando a gente fala sair do CadÚnico, vai pra onde? Como é que a gente vai dar um salto de qualidade na vida desse povo? É uma questão de honra e compromisso de todos nós."

Incentivos e apoio aos beneficiários

A secretária de Estado da Assistência Social, Katia Born, também ressaltou a importância dos incentivos para os beneficiários: "A nova legislação do presidente Lula diz que, mesmo você empregado, você continua recebendo metade da Bolsa Família durante dois anos. Então, isso é uma vantagem e um acréscimo no salário. Ela falou da reunião realizada ontem com várias secretarias - Trabalho, Desenvolvimento Social, Seprev, Turismo e a agência de fomento Desenvolve. “Cada uma está fazendo a sua parte e nós vamos cruzar tudo que foi feito e o que será feito: quem está no CadÚnico em Alagoas e quantas famílias já saíram. Outra coisa é o 'É Minha Vez'. A pessoa vai se cadastrar, vai colocar o que quer fazer, vamos mostrar os cursos que já temos", destacou Kátia Born

"Tem muita demanda e falta gente no mercado de trabalho. A gente quer fazer esse mutirão com todas essas secretarias envolvidas, além da Emater, as cooperativas, a agricultura, todas essas estão preparando pessoas, os técnicos, para o mercado de trabalho. O governo tem movimento em todos os locais. Você que é do Bolsa Família e do CadÚnico, se inscreva. Que curso você quer fazer? Aqui está o pessoal do Movimento Sem Teto. Nós temos 400 pessoas na Casa Ranquines. Já pedi para eles verem o que esse pessoal quer, o que precisa. Nós estamos ofertando cursos; queremos tirar essas pessoas da rua; queremos essas pessoas trabalhando”, acrescenta a secretária. 

Ela destaca que esse programa foi concebido na Vice-Governadoria, pelo governador Ronaldo Lessa e o secretário de gestão interna, Flávio Dória, junto com a Seades, e que esses dois anos que vêm pela frente terá um trabalho permanente de capacitação de mão de obra, inclusão no mercado de trabalho e empreendedorismo.

Parcerias e desenvolvimento social

Representando o grupo Solar Coca-Cola, Arthur Ferraz destacou a importância da parceria: "Somos parceiros de longa data do Governo de Alagoas; agora com a Assistência Social. E temos um orgulho muito grande de contribuir com o desenvolvimento econômico e social do Estado. Agora estamos ampliando essa parceria também no foco social, aproveitando essa plataforma do governo para inserir uma iniciativa nossa, onde a gente trabalha a qualificação de jovens de 16 a 25 anos para o mercado de trabalho", disse ele

O Papel da Seteq

Erik Silveira, secretário executivo da Seteq, afirmou que o Governo de Alagoas tem trabalhado muito pelo desenvolvimento do Estado e a Seteq tem um papel fundamental porque é transversal com todas as outras secretarias. “A partir do momento que a gente qualifica, quem recebe a Bolsa Família tem a oportunidade de trabalhar e ganhar muito mais. É isso que o programa 'É a Minha Vez' vai proporcionar. O melhor programa social é o trabalho. Nós temos as oportunidades em todas as áreas e o programa dará a possibilidade de capacitar as pessoas para que elas não vivam somente com os auxílios”, explicou ele.

O projeto "É a Minha Vez" marca um novo capítulo na política social de Alagoas, promovendo a qualificação profissional, a geração de emprego e a inclusão social. Com o apoio de diversas instituições e parcerias estratégicas, o Governo estadual demonstra um compromisso sério com a transformação e o desenvolvimento sustentável da população alagoana.