Jovens que cumprem medidas socioeducativas participam do Enem 2024
Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) foi realizado nos dias 10 e 11 de dezembro

A Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev) assegurou a participação de 37 adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas no Enem PPL 2024, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro. A iniciativa busca reintegrar socialmente adolescentes em conflito com a lei por meio do estudo e, com isso, ampliar suas oportunidades para o futuro.
Um dos adolescentes que participou das provas, de 17 anos, conta que tem o sonho de ingressar no curso de Engenharia Elétrica, complementando a formação técnica de eletricista que adquiriu durante o cumprimento da medida.
“Entrar na universidade é o caminho para me aprimorar na profissão e ser alguém na vida. Essa conquista abrirá novas oportunidades para que eu possa trabalhar, ter meu próprio dinheiro e seguir a vida de maneira positiva”, comentou o socioeducando.
A gerente de Desenvolvimento Integral da Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), Cássia Moreno, explica que os socioeducandos de Alagoas são acompanhados pela Escola Estadual Educador Paulo Jorge dos Santos Rodrigues. A instituição é referência em educação voltada para pessoas privadas de liberdade e segue o mesmo cronograma das demais escolas da rede estadual.
“Quando o adolescente ingressa no sistema socioeducativo ele é matriculado na Escola Paulo Jorge, instituição que acompanha os meninos diariamente. Além disso, eles participam do reforço com a equipe pedagógica no contraturno escolar, que reforça a preparação dos adolescentes para o Enem”, ressalta Cássia Moreno.
Para o superintendente de Medidas Socioeducativas da Seprev, Daniel Alcântara, o Exame Nacional do Ensino Médio desempenha um papel importante na socioeducação, democratizando o acesso ao ensino superior e a oportunidades de formação profissional.
“O Enem é uma ferramenta de inclusão social, permitindo que nossos jovens conquistem vagas em universidades públicas, bolsas de estudos e até mesmo a um financiamento pelo Fies. Isso proporciona novas perspectivas de futuro e contribui para a redução da reincidência infracional. Ao garantir o direito à educação e o acesso ao ensino superior, o Governo do Estado pavimenta um caminho sólido para a transformação social deste público”, afirmou o superintendente.
Enem PPL
O Enem PPL é aplicado desde 2010 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). As provas são realizadas dentro das unidades de internação.
Com base em critérios utilizados pelo MEC, o exame permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Últimas notícias

Pescador é achado morto dentro de casa no município de Maragogi

Prefeitura de Maceió realiza 2º dia de vacinação antirrábica neste sábado (25)

Alfredo Gaspar pede prisão preventiva de envolvidos em esquema no INSS

São Sebastião lança programa que garante regularização fundiária gratuita

Deputado Fabio Costa critica venda de quarteirão público em Maceió

Centro de Educação Infantil atende mais de 200 crianças na zona rural de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
