Paulão critica decisão de Zuckerberg sobre checagem de fatos nas redes sociais
CEO do Facebook, Instagram e WhatsApp anunciou que vai acabar com a checagem de fatos nas redes sociais
Em entrevista ao programa Antena Manhã, da Rede Antena 7 nesta quarta-feira (8), o deputado federal Paulão (PT) se posicionou contra a decisão de Mark Zuckerberg de encerrar com o programa de checagem de fatos nas redes sociais para adotar a ferramenta "notas da comunidade", função que é utilizada no X (antigo Twitter), de Elon Musk.
Segundo o deputado, o CEO da empresa Meta, que toma conta do Instagram, WhatsApp e o Facebook, não precisou de porta-voz para anunciar a medida e que essa decisão seria par atender ao pleito do futuro presidente dos Estados Unidos, Donaldo Trump.
"Ele [Zuckerberg] não precisou nem de filtro para dar a notícia. Antes tinha uma comissão que analisava aquele processo de divulgação, e após a análise da divulgação mentirosa sem fundamento, eles bloqueavam os perfis. Agora ele acabou com isso", disse o político.
Paulão também falou sobre o significado de fake news e o quanto a desinformação era realizada antes mesmo da criação das redes sociais. Para ele, a decisão do Mark Zuckerberg é perigosa para a democracia.
"Você pode fazer uma postagem que não vai ter critério nenhum de censura, e isso é muito perigoso para a democracia. A gente está vivenciando isso. No Brasil não foi diferente, quando a gente teve a polarização na época do governo Bolsonaro. E um dos instrumentos fundamentais foi o uso das redes sociais, que é um processo milenar. A mentira tem desde que o homem é homem", afirmou o deputado.
Ao final do assunto, Paulão citou o modelo de regulação das redes sociais na Inglaterra, que tem como um dos pontos a abertura de investigações contra plataformas e a disseminação de contrúdo ilegal relacionado aos ataques terroristas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
