Fatalidade

Morre italiano condenado por assassinato no estacionamento do Fórum do Barro Duro

Palmieri cumpria pena no sistema prisional de Alagoas desde 2021

Por Lane Gois 09/01/2025 17h05 - Atualizado em 09/01/2025 17h05
Morre italiano condenado por assassinato no estacionamento do Fórum do Barro Duro
Palmieri cumpria sua pena no sistema prisional de Alagoas desde sua prisão, em 2021 - Foto: Reprodução

A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social confirmou, nesta quarta-feira (8), a morte do italiano Pasquale Palmieri, de 78 anos. Ele cumpria pena de mais de 36 anos de prisão no sistema prisional alagoano pelo assassinato do bacharel em Direito Benedito de Carvalho e pela tentativa de homicídio contra a advogada Maricélia Schlemper, crimes que ocorreram em março de 2021.

O corpo de Palmieri foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, onde aguarda a liberação por familiares para o sepultamento. A causa da morte ainda será confirmada após exames.

A ex-esposa de Palmieri relatou em entrevista à época que o italiano já havia demonstrado comportamento ameaçador. Segundo ela, a própria filha de Palmieri, que mora na Itália, a alertou sobre a posse de uma arma e o risco de agressões.“Ela me avisou há mais de um ano que ele comprou uma arma e disse que queria me matar. Eu vivi com medo desde então”, declarou a ex-esposa.

Relembre o caso

No dia 9 de março de 2021, Pasquale Palmieri foi preso em flagrante após atirar e matar Benedito de Carvalho, esposo da advogada Maricélia Schlemper, no estacionamento do Fórum Desembargador Jairon Maia Fernandes, no bairro do Barro Duro, em Maceió. O crime ocorreu antes de uma audiência de conciliação referente a um processo de divórcio.

De acordo com as investigações, Palmieri teria se desentendido com as advogadas envolvidas no processo, o que resultou nos disparos contra Benedito que tentou proteger a esposa. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas faleceu antes de dar entrada no Hospital Geral do Estado (HGE).

Após o crime, Palmieri tentou fugir, mas foi capturado pela Guarda Judiciária. No veículo usado por ele, os agentes encontraram itens que indicavam um plano de fuga, como quase R$ 6 mil em dinheiro, cartões de crédito, roupas e a placa do carro coberta por fita adesiva.


Palmieri cumpria sua pena no sistema prisional de Alagoas desde 2021. 

*Estagiário sob supervisão