Alfredo Gaspar pede investigação ao TCU sobre descarte de vacinas e insumos pelo Ministério da Saúde
Segundo o deputado, descarte de vacinas ultrapassou a marca de R$ 1,9 bilhão em 2023 e 2024

O deputado federal Alfredo Gaspar (União) acionou o Tribunal de Contas da União (TCU) para que o órgão investigue o descarte elevado de vacinas e insumos pelo Ministério da Saúde nos anos de 2023 e 2024, que ultrapassou a marca de R$ 1,9 bilhão.
O número de incinerações já é considerado o maior volume de desperdício da última década.
“Tal situação aponta para falhas graves no planejamento e na gestão de aquisição, armazenamento e distribuição desses insumos. O desperdício de recursos públicos em um contexto de extrema necessidade no sistema de saúde cristaliza a ausência mínima de previsibilidade e eficiência da gestão federal”, coloca Alfredo Gaspar.
O pedido, encaminhado ao presidente do TCU, ministro Vital do Rêgo Filho, destaca a destruição de 10,9 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 apenas em novembro de 2024.
No documento, o deputado alagoano pede que seja feita auditoria nos processos de compra, armazenamento e distribuição dos insumos; apuração das causas desse volume recorde de descarte; e avaliação do impacto financeiro e sanitário.
A solicitação reforça a necessidade de maior transparência e eficiência na gestão dos recursos públicos destinados à saúde, garantindo que erros na administração de insumos essenciais não comprometam o atendimento à população nem resultem em prejuízos bilionários ao país.
Veja também
Últimas notícias

Motociclista fica gravemente ferido após colisão na Av. Durval de Góes Monteiro, em Maceió

Três pessoas ficam presas às ferragens de carro em acidente na BR-101, em Joaquim Gomes

Segundo suspeito de estuprar homem em Dois Riachos é preso no interior de Pernambuco

Governo de Alagoas lança núcleo para combater a desinformação e promover educação midiática

Afastamento da prefeita Tia Júlia se deu devido à realização de check-up médico, informa assessoria

Em evento em Sergipe, Marcelo Beltrão apresenta experiências que marcaram a Educação de Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
