HGE disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para servidores
Atendimento deve ser procurado sempre que a saúde mental causar transtornos à própria rotina
Para garantir o bem-estar da equipe e a qualidade da assistência prestada à população, o Hospital Geral do Estado (HGE) oferece suporte contínuo com psicólogos e psiquiatras, intensificando os cuidados durante a campanha Janeiro Branco.
“O Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) dispõe de equipe especializada para cuidar da saúde mental dos trabalhadores do HGE. O acesso é livre, conforme agendamento prévio. Em casos mais graves, podemos efetuar encaminhamentos para outros serviços e até articular ações administrativas se avaliarmos a necessidade”, explicou o psicólogo Sidney Santos.
Como o Janeiro Branco visa à promoção da saúde mental e emocional, os psicólogos do SQVT dedicaram uma parte do tempo para percorrer os corredores e reforçar o serviço que é gratuito a todos os servidores do HGE, sem restrição. Para eles, o bem-estar psicológico e o estímulo à busca por cuidados especializados fortalecem a saúde pública, tanto no âmbito pessoal, quanto no âmbito de quem precisa dos serviços da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas.
Quando um cidadão procura o HGE, ele precisa encontrar profissionais preparados para acolhê-lo e realizar a melhor assistência. Isso não é possível se o trabalhador não possuir equilíbrio mental. Por isso, é preciso que todos tenhamos atenção aos nossos sentimentos e seus impactos. A população conta conosco, e temos a obrigação de entregar a melhor solução”, afirmou a psicóloga Isabella Costa.
Os servidores interessados podem agendar consultas com a médica psiquiatra Manuela Antunes às segundas-feiras, das 8h às 16h, e sextas-feiras, das 8h às 12h. A psicóloga Isabella Costa está com agenda aberta às segundas-feiras, das 13h às 19h, e terças e quartas-feiras, das 7h às 19h. E o psicólogo Sidney Santos está disponível às segundas, quintas e sextas-feiras, sempre das 8h às 12h.
Cuidado com a saúde mental
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de Covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Contudo, a saúde mental é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Se precisar, os alagoanos devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o clínico geral pode encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra. Também é possível encontrar assistência especializada nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cujas equipes multidisciplinares estão organizadas por faixa etária e demandas específicas.
“O HGE também tem parceria com universidades, que disponibilizam os seus alunos, supervisionados por professores, para realizarem atendimentos gratuitos a todos os usuários do SUS. E não podemos esquecer o Centro de Valorização da Vida, que disponibiliza apoio emocional 24 horas por meio do telefone 188 ou pelo chat online no site oficial”, acrescentou o psicólogo Sidney Santos.