HGE disponibiliza atendimento psicológico e psiquiátrico gratuito para servidores
Atendimento deve ser procurado sempre que a saúde mental causar transtornos à própria rotina
Para garantir o bem-estar da equipe e a qualidade da assistência prestada à população, o Hospital Geral do Estado (HGE) oferece suporte contínuo com psicólogos e psiquiatras, intensificando os cuidados durante a campanha Janeiro Branco.
“O Serviço de Qualidade de Vida no Trabalho (SQVT) dispõe de equipe especializada para cuidar da saúde mental dos trabalhadores do HGE. O acesso é livre, conforme agendamento prévio. Em casos mais graves, podemos efetuar encaminhamentos para outros serviços e até articular ações administrativas se avaliarmos a necessidade”, explicou o psicólogo Sidney Santos.
Como o Janeiro Branco visa à promoção da saúde mental e emocional, os psicólogos do SQVT dedicaram uma parte do tempo para percorrer os corredores e reforçar o serviço que é gratuito a todos os servidores do HGE, sem restrição. Para eles, o bem-estar psicológico e o estímulo à busca por cuidados especializados fortalecem a saúde pública, tanto no âmbito pessoal, quanto no âmbito de quem precisa dos serviços da maior unidade de urgência e emergência de Alagoas.
Quando um cidadão procura o HGE, ele precisa encontrar profissionais preparados para acolhê-lo e realizar a melhor assistência. Isso não é possível se o trabalhador não possuir equilíbrio mental. Por isso, é preciso que todos tenhamos atenção aos nossos sentimentos e seus impactos. A população conta conosco, e temos a obrigação de entregar a melhor solução”, afirmou a psicóloga Isabella Costa.
Os servidores interessados podem agendar consultas com a médica psiquiatra Manuela Antunes às segundas-feiras, das 8h às 16h, e sextas-feiras, das 8h às 12h. A psicóloga Isabella Costa está com agenda aberta às segundas-feiras, das 13h às 19h, e terças e quartas-feiras, das 7h às 19h. E o psicólogo Sidney Santos está disponível às segundas, quintas e sextas-feiras, sempre das 8h às 12h.
Cuidado com a saúde mental
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil lidera o ranking mundial de transtornos de ansiedade, com 9,3% da população afetada, o que equivale a cerca de 18 milhões de brasileiros. A depressão também é uma preocupação crescente, agravada pelo impacto da pandemia de Covid-19, que levou a um aumento de 25% nos casos de transtornos mentais no país, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Contudo, a saúde mental é parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS). Se precisar, os alagoanos devem procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o clínico geral pode encaminhar o paciente a um psicólogo ou psiquiatra. Também é possível encontrar assistência especializada nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), cujas equipes multidisciplinares estão organizadas por faixa etária e demandas específicas.
“O HGE também tem parceria com universidades, que disponibilizam os seus alunos, supervisionados por professores, para realizarem atendimentos gratuitos a todos os usuários do SUS. E não podemos esquecer o Centro de Valorização da Vida, que disponibiliza apoio emocional 24 horas por meio do telefone 188 ou pelo chat online no site oficial”, acrescentou o psicólogo Sidney Santos.
Veja também
Últimas notícias
Prefeitura recupera estradas e acessos na Serra do Candará, em Palmeira dos Índios
Empresária denuncia desaparecimento de mercadorias após voo de São Paulo para Maceió
Homem acusado de incendiar residência em Craíbas é preso pela Polícia Civil
Polícia Civil conclui investigação sobre morte de criança de dois anos em Dois Riachos
'Se Trump conhece Brasil pela família Bolsonaro, ele desconhece', diz Lula
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, diz governador
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
