”Bandidos não podem usar a camisa do time como escudo”, diz Fabio Costa
Deputado propõe penas mais duras para quem transforma estádios e ruas em cenário de guerra
O futebol brasileiro voltou a ser manchete pelos motivos errados. No último sábado (1º), Recife foi palco de mais uma guerra entre torcidas organizadas. Confrontos entre torcedores do Sport e do Santa Cruz deixaram feridos, causaram pânico e resultaram em prisões. Para o Deputado Federal Fabio Costa, é preciso dar um basta nesse tipo de violência.
“Futebol é paixão, não guerra. Não podemos aceitar atrocidades cometidas por bandidos travestidos de torcedores. A rivalidade tem que ficar dentro de campo. Fora dele, o respeito precisa prevalecer”, afirmou o parlamentar.
Autor do Projeto de Lei 681/2023, Costa quer penas mais duras para quem promove tumulto, vandalismo e violência em eventos esportivos. O projeto altera o Estatuto do Torcedor e o Código Penal, tornando a punição mais severa para quem usa a camisa de um clube como pretexto para cometer crimes.
O deputado também lembrou que esse tipo de violência não se restringe a Pernambuco. Em Alagoas, confrontos entre organizadas já resultaram em agressões, depredação e ameaças a torcedores comuns. “O futebol precisa ser um ambiente seguro para todos. Não podemos deixar que criminosos transformem estádios e arredores em zonas de guerra enquanto as famílias assistem a tudo reféns do medo”, disse Costa.
O PL 681/2023 está em tramitação na Câmara dos Deputados e, para Fabio Costa, sua aprovação é essencial para frear a violência ligada ao futebol. “Já passou da hora de punir esses criminosos de forma mais rígida. O verdadeiro torcedor quer torcer, não correr risco de vida”, concluiu.
Últimas notícias
Carro colide com poste na Avenida Comendador Gustavo Paiva, em Jacarecica
Globo de Ouro 2026: tudo sobre a premiação que indicou "O Agente Secreto"
Suspeito de assalto é detido após ser flagrado portando arma de fogo na Cidade Universitária
PM flagra crimes de tráfico e cativeiro ilegal de aves silvestres
Homem é preso por agredir mulher e filho de 1 ano na Cidade Universitária
[Vídeo] João Gomes chora ao receber presentes das filhas de Kara Véia antes de show em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
