Polícia

Operação da PM reforça a segurança em unidades de ensino da Região Metropolitana de Maceió

Segundo a polícia, mais de 300 agentes foram mobilizados para a ação, com atuação das 6h às 23h

Por 7Segundos, com PM 12/02/2025 17h05 - Atualizado em 12/02/2025 17h05
Operação da PM reforça a segurança em unidades de ensino da Região Metropolitana de Maceió
Equipes da Polícia Militar reforçaram a segurança em unidades de ensino - Foto: Ascom PM

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Paz nas Escolas. A iniciativa, desenvolvida por meio do Comando de Policiamento Metropolitano e do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc), tem como objetivo reforçar a segurança nas unidades de ensino da Região Metropolitana de Maceió, proporcionando um ambiente mais seguro para alunos, professores e toda a comunidade escolar.

A operação mobilizou mais de 300 agentes, entre oficiais e praças, com atuação das 6h às 23h, ampliando a presença policial em pontos estratégicos e abrangendo mais de 50% das escolas da capital, incluindo unidades estaduais e centros de educação. 

As ações foram divididas em quatro grandes áreas de atuação, com policiamento nas modalidades a pé e motorizado.

O efetivo incluiu o deslocamento de todo o pessoal administrativo do Comando Geral e das 19 unidades do Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM), que foi mobilizado exclusivamente para essa ação, realizando patrulhamento ostensivo, abordagens preventivas e ações educativas. A ordem de policiamento envolveu também 19 guarnições motorizadas.

A comandante do BPEsc foi também a responsável pela coordenação geral da operação. A major Noemi Firmo destacou o compromisso da PM com a segurança da comunidade escolar. 

"A Operação Paz nas Escolas é uma resposta direta à nossa missão de proteger e servir. Sabemos que um ambiente seguro é fundamental para o desenvolvimento dos nossos jovens, e, por isso, o Comando Geral mobiliza todos os recursos possíveis para garantir essa tranquilidade."

Paz nas Escolas

A ação tem sido bem sucedida em cada edição. No ano passado, por exemplo, a PM promoveu a operação nos meses de abril, junho e agosto.

“Estamos presentes não só para agir em situações de risco, mas para construir, junto com a comunidade escolar, uma cultura de paz e respeito. A segurança é uma construção coletiva, e estamos juntos nessa jornada”, finalizou a major Firmo.