Alagoana de 6 anos vence campeonato Sul-Americano de jiu-jitsu no Rio de Janeiro
Segundo o pai de Maria Joana Rufino, a atleta participou de duas lutas difíceis na categoria Pré-mirim até 25 kg, mas conseguiu conquistar a medalha de ouro
A alagoana de 6 anos, Maria Joana Rufino, mais conhecida como "Joaninha", venceu em primeiro lugar o Campeonato Sul-Americano de jiu-jitsu no Rio de Janeiro, no sábado (15). A informação foi divulgada no perfil do Instagram da atleta.
Segundo o pai, Álvaro Rufino, Joana participou de duas lutas difíceis na categoria Pré-mirim até 25 kg, mas conseguiu conquistar a medalha de ouro. A equipe em que ela é integrante, a ZR Team, também se destacou conquistando o segundo lugar na categoria por equipes.
"Eu, como pai, fiquei muito orgulhoso. Foi uma sensação de felicidade que nunca imaginei sentir na vida. Sou grato a Deus por poder viver e proporcionar isso a ela, e passa um filme na cabeça, estava muito emotivo, pois foi uma batalha para estar no Rio. Atletas mirins não têm tanto apoio financeiro, e é preciso muita dedicação de tempo para que a atleta tenha sua rotina de atleta, estudante, e nessa hora, ver ela no pódios me faz pensar que estamos indo no caminho certo", afirmou Álvaro Rufino.
Para enfrentar os concorrentes no Rio, Joaninha foi preparada pelos professores Andreia Cavalcante e Wilhiam Mateus, da academia AWJ, e acompanhada dos pais, Jhessica Ferreira e Álvaro Rufino e do irmão de 7 anos.
Maria Joana e a família residem no município de Rio Largo, porém são naturais de Maceió.
Ainda de acordo com Álvaro, em 2024, a atleta mirim competiu em 12 campeonatos nos estados de Alagoas, Bahia e Pernambuco, e, em todos, ela se destacou no pódio, totalizando 13 medalhas.
"Espero que com esse título possa aparecer apoiadores que possam facilitar a jornada dessa atleta pelo mundo a fora", disse o pai de Joaninha.
Após a conquista no Rio de Janeiro, Maria Joana vai começar a preparação para o Campeonato Brasileiro, que será em junho deste ano, em São Paulo.


Veja também
Últimas notícias
Morre aos 91 anos Doutora Arlene, ex-prefeita de Flexeiras por três mandatos
Mercado da Produção segue em funcionamento durante obras de reforma
Justiça bloqueia mais R$ 4,2 milhões do Estado para Hospital Veredas
Após duplo homicídio, suspeitos incendeiam imóvel por não encontrar terceiro alvo
Hospital da Criança de Alagoas alcança quase 400 mil atendimentos
Ex-estagiário da Polícia Científica de Alagoas é aprovado em concursos no PI e em SC
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
