Política

Políticos de AL repercutem denúncia da PGR contra Bolsonaro; aliados falam em perseguição

O ex-presidente é acusado de tentativa de golpe de Estado

Por Felipe Ferreira 19/02/2025 12h12
Políticos de AL repercutem denúncia da PGR contra Bolsonaro; aliados falam em perseguição
Ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL) - Foto: Evaristo Sa / AFP

Parte da classe política de Alagoas usou as redes sociais nessa terça-feira (18) para comemorar ou repudiar a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente é acusado de tentativa de golpe de Estado.

Bolsonaro ainda é acusado de mais quatro crimes: organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.

O portal 7Segundos fez um levantamento das publicações dos principais atores políticos que costumam se posicionar de maneira contrária ou favorável ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Teca Nelma


A vereadora por Maceió Teca Nelma (PT) disse que esse é o fim da linha e afirmou que Bolsonaro vai ser preso. “Fim da Linha! A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou o ex-presidente por tentativa de golpe no dia 08 de janeiro de 2023. Sem anistia para golpista: Bolsonaro vai ser preso”, escreveu.

Alfredo Gaspar


O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil) acredita que a denúncia contra o ex-presidente faz parte de uma perseguição à direita no Brasil.

“A batalha contra a injustiça será longa, mas venceremos! Essa cortina de fumaça não ressuscitará o governo, a população cansou desse engodo. As nuvens pesadas sobre o Brasil passarão e um novo horizonte logo chegará. Fora, Lula, você envergonha a nação”, disse o parlamentar.

Paulão


O deputado federal Paulão falou sobre o mérito da denúncia e esclareceu que o Supremo Tribunal Federal irá decidir se Bolsonaro se tornará réu. “A Procuradoria-Geral da República (PGR) denunciou Bolsonaro por organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado, após a derrota em 2022. Cabe à 1º turma do STF decidir se ele vira réu”.

Cabo Bebeto


O deputado estadual Cabo Bebeto (PL), assim como os demais apoiadores do ex-presidente, atrelou a denúncia a uma vantagem de Bolsonaro sobre Lula em uma pesquisa divulgada nessa terça-feira.

“A PGR denuncia Bolsonaro justamente no dia em que saiu uma pesquisa colocando o Mito à frente de Lula nos 2 turnos das eleições 2026… pura coincidência? Desespero?”, questionou.

Ricardo Barbosa


O presidente do PT em Alagoas, Ricardo Barbosa, defendeu que o Brasil não pode perdoar quem tentou rasgar a Constituição.

“O cerco está se fechando! Jair Bolsonaro foi denunciado pela PGR por tentativa de golpe, abolição violenta do Estado democrático de direito e organização criminosa. A acusação, apresentada pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet, coloca o ex-presidente no centro de uma trama golpista que tentou destruir a democracia brasileira. Com 33 nomes envolvidos, a investigação no STF avança para a próxima fase, deixando Bolsonaro cada vez mais perto da cadeia. O Brasil não pode esquecer nem perdoar quem tentou rasgar a Constituição!”, escreveu em seu perfil no Instagram.

Fabio Costa


O Delegado Fabio Costa (PP), deputado federal por Alagoas, disse que o sistema judiciário tem sido usado como uma ferramenta para perseguir Bolsonaro.

“É perturbador ver como o sistema judicial tem sido usado como ferramenta de perseguição contra Bolsonaro. Parece que a pesquisa que aponta que Bolsonaro venceria qualquer candidato na eleição de 2026 abalou o sistema. A justiça deve ser imparcial e baseada em fatos, e não usada como instrumento para retaliações ideológicas”, afirmou.