Lula demite ministra Nísia Trindade e confirma Alexandre Padilha na Saúde
Decisão marca a oitava troca na Esplanada dos Ministérios desde o início do terceiro mandato do presidente
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu, nesta terça-feira (25), a ministra Nísia Trindade do comando do Ministério da Saúde. A decisão marca a oitava troca na Esplanada dos Ministérios desde o início do terceiro mandato de Lula, conforme confirmado pelo jornalista Iuri Pitta, da CNN.
Alexandre Padilha, atual ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, foi anunciado como o novo titular da pasta. Sua posse está agendada para o dia 6 de março, conforme comunicado oficial do Palácio do Planalto.
Nísia Trindade, primeira mulher a assumir o Ministério da Saúde, vinha enfrentando crescente pressão para imprimir um viés mais político à gestão da pasta e cumprir as entregas prioritárias estabelecidas por Lula.
As cobranças se intensificaram nas últimas semanas, com o presidente realizando reuniões reservadas com a ministra, no Palácio do Planalto, para discutir o futuro da pasta. Em meio a esse cenário, o entorno de Nísia chegou a relatar que as mulheres do governo e do PT estavam se afastando da defesa de sua permanência no cargo.
Nísia Trindade foi anunciada como ministra ainda na transição de governo, em dezembro de 2022.
Antes de assumir o cargo, ela presidiu a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde teve papel fundamental no enfrentamento da pandemia de Covid-19 no Brasil, além de ter criado o "Observatório Covid-19", uma iniciativa destinada a monitorar e divulgar informações sobre os impactos da pandemia no país.
Veja também
Últimas notícias
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4
Correios admitem 'ciclo vicioso de prejuízos' com perda de clientes e de receitas
Dino proíbe criação de novas leis sobre pagamento de ‘penduricalhos’
Eleição antecipada na Câmara de Arapiraca pode ser anulada após investigação do MP
No Dia Nacional do Combate ao Alcoolismo, Seprev alerta para os riscos da dependência química
MPF arquiva pedido para investigação de conduta de Bolsonaro na pandemia
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
