Lula manda recado para Trump: “fale manso comigo”
Lula subiu o tom contra Trump durante discurso em Minas Gerais, Norte-americano tem acusado o Brasil de taxar muito os EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (11), que o chefe do Executivo dos Estados Unidos, Donald Trump, precisa respeitar o Brasil. Trump tem acusado o Brasil de ser um dos países que mais taxam os EUA e há uma ofensiva judicial de aliados dele contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Não adianta o Trump ficar gritando de lá, porque eu aprendi a não ter medo de cara feia. Fale manso comigo, fale com respeito comigo, que eu aprendi a respeitar as pessoas e quero ser respeitado. É assim que a gente vai governar este país”, disse Lula, em discurso.
O petista está em Betim, município de Minas Gerais, para a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Produtos de Mobilidade Híbrida-Flex da Stellantis. O local será responsável pelo desenvolvimento de motores a combustão de alta eficiência.
Entenda
Presidente Lula participou da inauguração do Centro de Desenvolvimento de Produtos de Mobilidade Híbrida-Flex, em Minas Gerais.
Segundo estudo da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a frota de veículos elétricos e híbridos deve ultrapassar 1 milhão até 2030. Híbridos flex (etanol + eletricidade) representarão 97% da frota híbrida até 2032.
Uma das medidas adotadas para estimular a compra desses veículos são incentivos fiscais e políticas públicas para impulsionar a eletrificação, mas ainda há barreiras, como custo alto de baterias e infraestrutura insuficiente.
Trump anunciou taxação de 25% para importações de aço e alumínio, medida que afeta o Brasil.
O presidente Lula reforçou a necessidade de um respeito mútuo entre as nações e destacou que o Brasil tem buscado crescimento sem menosprezar nações aliadas.
“O Brasil não quer ser maior do que ninguém, mas o Brasil não aceita ser menor. Queremos ser iguais, porque sendo iguais a gente aprende a se respeitar mutuamente”, completou o petista.
Em fevereiro, Trump formalizou a taxação de 25% sobre as importações de aço e alumínio. O aumento da alíquota afeta diretamente o Brasil, uma vez que o país é o terceiro maior exportador de aço para os EUA.
Transição energética
O presidente Lula, ao lado do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, tem defendido um modelo mais sustentável para a indústria automobilística no Brasil, seja no desenvolvimento de carros que emitam menos ou em combustíveis mais sustentáveis.
O governo federal chegou a lançar o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação e o Programa Nacional do Diesel Verde, visando, justamente, à transição energética da matriz brasileira.
Um estudo realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), que presta serviços ao Ministério de Minas e Energia, indica que a frota de veículos elétricos e híbridos deve ultrapassar um milhão de unidades até 2030.
A expectativa, no entanto, é de que os híbridos flex, aqueles que usam etanol e eletricidade, devem representar 97% da frota híbrida até 2032.
Últimas notícias
MPAL aponta violação à separação dos poderes em decisão que manteve portão em rua do Murilópolis
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
