Lançamento do Observatório da Desinformação no Estado de Alagoas marca a tarde dessa quarta-feira (26)
O Observatório da Desinformação conta com o apoio de várias entidades

Nessa quarta-feira (26) aconteceu o lançamento do Observatório da Desinformação no Estado de Alagoas, uma iniciativa promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). O evento ocorreu durante as atividades do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), no hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, em Maceió.
O Observatório da Desinformação tem como principal objetivo monitorar, identificar, analisar e combater a propagação de notícias falsas, especialmente no contexto eleitoral, além de incentivar a educação midiática nas instituições. Diante do avanço da desinformação e de seus impactos negativos na democracia e na opinião pública, o Observatório atuará com metodologias especializadas e tecnologia de ponta para mitigar a disseminação de fake news.
A iniciativa também prevê a realização de estudos e pesquisas sobre o tema, o apoio jurídico no combate à desinformação e a promoção de campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos da disseminação de informações falsas. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e da Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas (SECOM-AL), além do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Eleitoral (MPE)
A governança do Observatório será conduzida por um Comitê Gestor, composto por representantes das instituições envolvidas. A UFAL será responsável pelo desenvolvimento de estudos e formação de recursos humanos, enquanto o TRE-AL contribuirá com dados sobre o processo eleitoral e a coordenação das iniciativas.
O TJ-AL oferecerá suporte jurídico quanto às implicações legais da desinformação, e o MPF e o MP Eleitoral atuarão na identificação de possíveis crimes eleitorais relacionados à propagação de fake news. Já a SECOM-AL será responsável pela divulgação de campanhas educativas, integradas ao Núcleo da Integridade da Informação, projeto lançado também no evento.
Além das instituições fundadoras, o Observatório contará com o apoio de outros parceiros estratégicos, incluindo entidades acadêmicas, associações de imprensa e organizações da sociedade civil comprometidas com a promoção da informação verídica e responsável.
Últimas notícias

PM-AL apreende mais de 154 kg de drogas e 37 armas de fogo em uma semana

Imagens mostram momento exato de terremoto na Tailândia

Corpo de jovem é encontrado com ferimentos causados por arma branca em Novo Lino

Homem fica ferido após ser atropelado por carro em Arapiraca

Sete casos de violência contra a mulher são registrados em Maceió e Região Metropolitana

Veículo capota e deixa homem de 32 anos ferido em Marechal Deodoro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
