Lançamento do Observatório da Desinformação no Estado de Alagoas marca a tarde dessa quarta-feira (26)
O Observatório da Desinformação conta com o apoio de várias entidades

Nessa quarta-feira (26) aconteceu o lançamento do Observatório da Desinformação no Estado de Alagoas, uma iniciativa promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). O evento ocorreu durante as atividades do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), no hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, em Maceió.
O Observatório da Desinformação tem como principal objetivo monitorar, identificar, analisar e combater a propagação de notícias falsas, especialmente no contexto eleitoral, além de incentivar a educação midiática nas instituições. Diante do avanço da desinformação e de seus impactos negativos na democracia e na opinião pública, o Observatório atuará com metodologias especializadas e tecnologia de ponta para mitigar a disseminação de fake news.
A iniciativa também prevê a realização de estudos e pesquisas sobre o tema, o apoio jurídico no combate à desinformação e a promoção de campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos da disseminação de informações falsas. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e da Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas (SECOM-AL), além do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Eleitoral (MPE)
A governança do Observatório será conduzida por um Comitê Gestor, composto por representantes das instituições envolvidas. A UFAL será responsável pelo desenvolvimento de estudos e formação de recursos humanos, enquanto o TRE-AL contribuirá com dados sobre o processo eleitoral e a coordenação das iniciativas.
O TJ-AL oferecerá suporte jurídico quanto às implicações legais da desinformação, e o MPF e o MP Eleitoral atuarão na identificação de possíveis crimes eleitorais relacionados à propagação de fake news. Já a SECOM-AL será responsável pela divulgação de campanhas educativas, integradas ao Núcleo da Integridade da Informação, projeto lançado também no evento.
Além das instituições fundadoras, o Observatório contará com o apoio de outros parceiros estratégicos, incluindo entidades acadêmicas, associações de imprensa e organizações da sociedade civil comprometidas com a promoção da informação verídica e responsável.
Últimas notícias

Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Porto de Pedras

Em Murici, sede do Aprender Brasil registra progresso em algumas escolas, mas MPAL aponta novas Inconformidades

Deputado Fabio Costa critica governo de Alagoas por uso de tropa contra protesto de policiais civis

Chacina na zona rural de Estrela de Alagoas faz, pelo menos, cinco vítimas

Falta de energia afeta abastecimento de Tatuamunha em Porto de Pedras

Arthur Lira vendeu gado a presidente do União Brasil antes de fechar acordo sobre federação
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
