Lançamento do Observatório da Desinformação no Estado de Alagoas marca a tarde dessa quarta-feira (26)
O Observatório da Desinformação conta com o apoio de várias entidades
Nessa quarta-feira (26) aconteceu o lançamento do Observatório da Desinformação no Estado de Alagoas, uma iniciativa promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL). O evento ocorreu durante as atividades do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), no hotel Ritz Lagoa da Anta, no bairro Cruz das Almas, em Maceió.
O Observatório da Desinformação tem como principal objetivo monitorar, identificar, analisar e combater a propagação de notícias falsas, especialmente no contexto eleitoral, além de incentivar a educação midiática nas instituições. Diante do avanço da desinformação e de seus impactos negativos na democracia e na opinião pública, o Observatório atuará com metodologias especializadas e tecnologia de ponta para mitigar a disseminação de fake news.
A iniciativa também prevê a realização de estudos e pesquisas sobre o tema, o apoio jurídico no combate à desinformação e a promoção de campanhas educativas para conscientizar a população sobre os riscos da disseminação de informações falsas. O projeto conta com a parceria da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e da Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas (SECOM-AL), além do Ministério Público Federal (MPF) e do Ministério Público Eleitoral (MPE)
A governança do Observatório será conduzida por um Comitê Gestor, composto por representantes das instituições envolvidas. A UFAL será responsável pelo desenvolvimento de estudos e formação de recursos humanos, enquanto o TRE-AL contribuirá com dados sobre o processo eleitoral e a coordenação das iniciativas.
O TJ-AL oferecerá suporte jurídico quanto às implicações legais da desinformação, e o MPF e o MP Eleitoral atuarão na identificação de possíveis crimes eleitorais relacionados à propagação de fake news. Já a SECOM-AL será responsável pela divulgação de campanhas educativas, integradas ao Núcleo da Integridade da Informação, projeto lançado também no evento.
Além das instituições fundadoras, o Observatório contará com o apoio de outros parceiros estratégicos, incluindo entidades acadêmicas, associações de imprensa e organizações da sociedade civil comprometidas com a promoção da informação verídica e responsável.
Últimas notícias
Ministério Público de Alagoas assina contrato com Fundação Carlos Chagas para realização de concurso para servidores
Maragogi brilha com a parada natalina de Luz, Amor e Renovação: Uma celebração inédita de cultura e emoção
Comoção e revolta marcam sepultamento de enfermeiro assassinado em motel de Arapiraca
Durante evento em Porto Calvo, Dantas reforça apoio à candidatura de Renan Filho ao governo
Deputado compara demarcação de terras em Palmeira dos Índios ao afundamento do solo em Maceió
Prefeito Petrúcio Barbosa e vice-prefeito alcançam 83% de aprovação à frente da gestão municipal de Igaci
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
