Governo de AL garante segurança jurídica em processo de regularização de áreas no Vale do Reginaldo
Segundo o órgão, essa está sendo a primeira regularização fundiária da história da capital
 
                            O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), informou nesta quarta-feira (27) que está garantindo segurança jurídica em processo de regularização de áreas irregulares no Vale do Reginaldo, em Maceió. A iniciativa faz parte do programa Moradia Legal VI, do Poder Judiciário de Alagoas, que facilita a regularização fundiária de áreas ocupadas por pessoas de baixa renda.
Segundo o órgão, essa está sendo a primeira regularização fundiária da história da capital.
“O Vale do Reginaldo é uma comunidade que enfrenta há anos a irregularidade na posse de terrenos. Nessa área, onde estão localizados alguns desses territórios irregulares, pertencentes ao Estado de Alagoas, o governo, por meio Seplag [Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio], está realizando o processo de regularização fundiária, assegurando o direito à moradia digna e o reconhecimento legal dos imóveis para centenas de famílias”, informa Jonathan Araújo, superintendente de Gestão Patrimonial da Seplag.
O órgão estadual coordena as ações necessárias para a regularização, além de fazer o levantamento e a identificação das áreas ocupadas, realizar a gestão patrimonial e providenciar os atos administrativos necessários para a legalização dos terrenos.
De acordo com o levantamento realizado pela Seplag, 96 terrenos estão aptos na primeira etapa de regularização, que está em andamento desde novembro do ano passado, e mais 276 estão habilitados para a segunda etapa, que deve ser realizada no início do segundo semestre deste ano.
O processo segue os parâmetros da Lei Federal n.º 13.465/2017, que simplifica a legalização de áreas urbanas ocupadas informalmente. Com a aplicação da legislação, cada posseiro receberá uma matrícula individualizada do seu imóvel, beneficiando mais de 350 famílias que já foram mapeadas na região.
A entrega dos títulos de propriedade representa um avanço significativo para a urbanização do Vale do Reginaldo. Com o registro formal dos imóveis, os beneficiários passam a ter segurança jurídica sobre suas moradias, além de garantir o direito à propriedade. A regularização fundiária possibilita o acesso facilitado a serviços essenciais, como saneamento básico, energia elétrica e crédito habitacional.
“Nós, enquanto Governo Paulo Dantas, estamos muito orgulhosos em contribuir para a regularização dessas áreas, em dar mais dignidade a essas famílias em Maceió. Essa iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribui diretamente para a erradicação da pobreza, redução das desigualdades e promoção de comunidades sustentáveis”, reforçou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		