Governo de AL garante segurança jurídica em processo de regularização de áreas no Vale do Reginaldo
Segundo o órgão, essa está sendo a primeira regularização fundiária da história da capital

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), informou nesta quarta-feira (27) que está garantindo segurança jurídica em processo de regularização de áreas irregulares no Vale do Reginaldo, em Maceió. A iniciativa faz parte do programa Moradia Legal VI, do Poder Judiciário de Alagoas, que facilita a regularização fundiária de áreas ocupadas por pessoas de baixa renda.
Segundo o órgão, essa está sendo a primeira regularização fundiária da história da capital.
“O Vale do Reginaldo é uma comunidade que enfrenta há anos a irregularidade na posse de terrenos. Nessa área, onde estão localizados alguns desses territórios irregulares, pertencentes ao Estado de Alagoas, o governo, por meio Seplag [Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio], está realizando o processo de regularização fundiária, assegurando o direito à moradia digna e o reconhecimento legal dos imóveis para centenas de famílias”, informa Jonathan Araújo, superintendente de Gestão Patrimonial da Seplag.
O órgão estadual coordena as ações necessárias para a regularização, além de fazer o levantamento e a identificação das áreas ocupadas, realizar a gestão patrimonial e providenciar os atos administrativos necessários para a legalização dos terrenos.
De acordo com o levantamento realizado pela Seplag, 96 terrenos estão aptos na primeira etapa de regularização, que está em andamento desde novembro do ano passado, e mais 276 estão habilitados para a segunda etapa, que deve ser realizada no início do segundo semestre deste ano.
O processo segue os parâmetros da Lei Federal n.º 13.465/2017, que simplifica a legalização de áreas urbanas ocupadas informalmente. Com a aplicação da legislação, cada posseiro receberá uma matrícula individualizada do seu imóvel, beneficiando mais de 350 famílias que já foram mapeadas na região.
A entrega dos títulos de propriedade representa um avanço significativo para a urbanização do Vale do Reginaldo. Com o registro formal dos imóveis, os beneficiários passam a ter segurança jurídica sobre suas moradias, além de garantir o direito à propriedade. A regularização fundiária possibilita o acesso facilitado a serviços essenciais, como saneamento básico, energia elétrica e crédito habitacional.
“Nós, enquanto Governo Paulo Dantas, estamos muito orgulhosos em contribuir para a regularização dessas áreas, em dar mais dignidade a essas famílias em Maceió. Essa iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribui diretamente para a erradicação da pobreza, redução das desigualdades e promoção de comunidades sustentáveis”, reforçou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
