Governo de AL garante segurança jurídica em processo de regularização de áreas no Vale do Reginaldo
Segundo o órgão, essa está sendo a primeira regularização fundiária da história da capital

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), informou nesta quarta-feira (27) que está garantindo segurança jurídica em processo de regularização de áreas irregulares no Vale do Reginaldo, em Maceió. A iniciativa faz parte do programa Moradia Legal VI, do Poder Judiciário de Alagoas, que facilita a regularização fundiária de áreas ocupadas por pessoas de baixa renda.
Segundo o órgão, essa está sendo a primeira regularização fundiária da história da capital.
“O Vale do Reginaldo é uma comunidade que enfrenta há anos a irregularidade na posse de terrenos. Nessa área, onde estão localizados alguns desses territórios irregulares, pertencentes ao Estado de Alagoas, o governo, por meio Seplag [Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio], está realizando o processo de regularização fundiária, assegurando o direito à moradia digna e o reconhecimento legal dos imóveis para centenas de famílias”, informa Jonathan Araújo, superintendente de Gestão Patrimonial da Seplag.
O órgão estadual coordena as ações necessárias para a regularização, além de fazer o levantamento e a identificação das áreas ocupadas, realizar a gestão patrimonial e providenciar os atos administrativos necessários para a legalização dos terrenos.
De acordo com o levantamento realizado pela Seplag, 96 terrenos estão aptos na primeira etapa de regularização, que está em andamento desde novembro do ano passado, e mais 276 estão habilitados para a segunda etapa, que deve ser realizada no início do segundo semestre deste ano.
O processo segue os parâmetros da Lei Federal n.º 13.465/2017, que simplifica a legalização de áreas urbanas ocupadas informalmente. Com a aplicação da legislação, cada posseiro receberá uma matrícula individualizada do seu imóvel, beneficiando mais de 350 famílias que já foram mapeadas na região.
A entrega dos títulos de propriedade representa um avanço significativo para a urbanização do Vale do Reginaldo. Com o registro formal dos imóveis, os beneficiários passam a ter segurança jurídica sobre suas moradias, além de garantir o direito à propriedade. A regularização fundiária possibilita o acesso facilitado a serviços essenciais, como saneamento básico, energia elétrica e crédito habitacional.
“Nós, enquanto Governo Paulo Dantas, estamos muito orgulhosos em contribuir para a regularização dessas áreas, em dar mais dignidade a essas famílias em Maceió. Essa iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e contribui diretamente para a erradicação da pobreza, redução das desigualdades e promoção de comunidades sustentáveis”, reforçou a secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas.
Últimas notícias

Padrasto agride enteada e é espancado por vizinhos na parte alta de Maceió

Homem é esfaqueado na têmpora após cobrar dívida no Benedito Bentes, em Maceió

Operação policial em Arapiraca termina com apreensão de entorpecentes e detenção de menor

Maceió tem desempenho abaixo da média entre as capitais do NE em qualidade da educação

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025
![[Vídeo] Com necrose, mulher que fez preenchimento com dentista investigada desabafa: ‘Fui inocente’](https://img.7segundos.com.br/vtJEEia7ezpP-u9iKKYMboTD5rc=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/captura-de-tela-2025-10-10-072227.png)
[Vídeo] Com necrose, mulher que fez preenchimento com dentista investigada desabafa: ‘Fui inocente’
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
