Taxa de Incêndio do Corpo de Bombeiros é declarada constitucional pelo STF
Recursos arrecadados constituem um fundo que financia ações essenciais de prevenção, combate e salvamentos

Por 9 votos a 2, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou, nesta quarta-feira (26), a constitucionalidade das taxas estaduais de prevenção e combate a incêndios, resgates, busca e salvamento –conhecidas como Taxa de Incêndio – que constituem um fundo do Corpo de Bombeiros, utilizado em melhorias dos serviços prestados por essas corporações.
A decisão, que reforça a legalidade da cobrança, impacta positivamente o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), que possuia Taxa de Bombeiros como uma obrigação tributária prevista na Lei nº 6.442, de 31 de dezembro de 2003, regulamentada por decreto estadual. Em Alagoas, o pagamento é devido por todos os proprietários, sejam pessoas físicas ou jurídicas, de imóveis localizados nos municípios de Maceió, Arapiraca, Marechal Deodoro e Maragogi.
Os recursos arrecadados são aplicados integralmente no fortalecimento do poder operacional do CBMAL, garantindo maior eficiência no cumprimento da missão institucional de proteger vidas, patrimônios e o meio ambiente.
A Taxa de Incêndio é lançada em duas etapas. A primeira ocorre em fevereiro, na versão digital, permitindo que o contribuinte gere o boleto diretamente no site oficial da corporação. Já a segunda etapa acontece a partir do segundo semestre do ano, com a entrega física dos boletos pelos Correios, destinada àqueles que não realizaram o pagamento online.
Importância da arrecadação
A Taxa de Bombeiros, que antes era destinada exclusivamente para ações voltadas ao combate a incêndios, agora também financia ações essenciais de prevenção, resgates, buscas e salvamentos, sendo um investimento fundamental para a segurança pública. Além de fortalecer as operações dos bombeiros, a arrecadação viabiliza programas de prevenção de incêndios e acidentes, bem como campanhas educativas para a conscientização da população.
A Taxa de Bombeiros é a forma de cada cidadão fazer a diferença e contribuir na missão de salvar vidas.
Últimas notícias

Homem é preso por ameaçar ex-companheira e filha de 4 anos em Arapiraca

Suspeito de agredir mulher com martelo é preso ao tentar invadir a casa dela, em Maceió

Polícia apreende armas e drogas na Barra de Santo Antônio

Homem é preso após disparar arma de fogo contra parede de bar em Arapiraca

Homem é procurado após tentar matar esposa com pedra e fugir, em Maceió

Suspeito de sequestrar sobrinha de sete anos é preso em São Paulo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
