PL propões que concessionárias de energia paguem multas milionárias para continuar fornecendo o serviço
Segundo o autor do PL, Alfredo Gaspar, a iniciativa visa corrigir distorções no atual sistema regulatório, no qual concessionárias acumulam multas milionárias por falhas na prestação dos serviços
A crise no setor elétrico é real e tem afetado cada vez mais a vida dos brasileiros. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), os consumidores ficaram, em média, 10 horas e 14 minutos sem energia elétrica em 2024, um problema que tem se tornado recorrente no país. Diante desse cenário, o deputado federal Alfredo Gaspar (União - Alagoas) protocolou o Projeto de Lei 1170/2025, que tem o objetivo de fortalecer a regulação do setor elétrico e garantir mais qualidade na prestação de serviços aos consumidores.
A proposta estabelece novos critérios para a prorrogação de contratos de concessão e permissão de distribuição de energia elétrica, exigindo das concessionárias o pagamento integral das multas aplicadas e a desistência de contestações judiciais e administrativas como condição para renovação.
Segundo Alfredo Gaspar, a iniciativa visa corrigir distorções no atual sistema regulatório, no qual concessionárias acumulam multas milionárias por falhas na prestação dos serviços, mas conseguem adiar indefinidamente o pagamento dessas penalidades por meio de recursos administrativos e judiciais. “Ainda mais preocupante é o fato de que, mesmo com esse histórico de irregularidades e inadimplência, essas empresas mantêm suas operações e podem pleitear a renovação de seus contratos de concessão. Por isso, este projeto representa um avanço importante, promovendo um equilíbrio mais justo entre os direitos e deveres das distribuidoras e, principalmente, protegendo os interesses dos consumidores brasileiros”, afirma o autor do projeto.
A proposta busca impedir que distribuidoras com histórico de descumprimento contratual e inadimplência com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) consigam renovar suas concessões sem antes regularizar sua situação. Para isso, o PL prevê que a prorrogação dos contratos ficará condicionada ao pagamento integral das multas já aplicadas e à desistência de ações que questionem essas penalidades. Caso novas ações sejam ajuizadas sobre o mesmo tema, o contrato poderá ser rescindido.
O projeto surge em meio ao anúncio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), feito na segunda-feira (31/3), de que irá analisar os pedidos de renovação de concessões das 19 distribuidoras de energia elétrica que têm contratos de concessão com encerramento previsto entre 2025 e 2031. Caso o projeto estivesse vigente, os critérios de análise já seriam mais rigorosos e com garantias de melhores serviços prestados ao consumidor.
“O que estamos propondo é um mecanismo justo e necessário para assegurar que a regulação do setor elétrico seja mais eficiente e que os direitos dos consumidores sejam protegidos. É inadmissível que empresas inadimplentes continuem operando como se nada tivesse acontecido”, conclui o parlamentar alagoano.
Veja também
Últimas notícias
Júlia Nunes assume defesa de mãe e filho após denúncias contra vereador em Craíbas
Motorista com sinais de embriaguez fica ferido após bater carro contra muro em Maceió
Vereador é detido suspeito de ameaçar e agredir prestador de serviço em Craíbas
Cibele Moura recebe homenagem por apoio ao esporte amador em Maceió
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher morre após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
