Gari que encontrou recém-nascida em lata de lixo quer adotar a bebê
Imagens publicadas pelos garis em grupos de WhatsApp mostram menina enrolada em manta pequena, enquanto é segurada por um dos trabalhadores

Um dos garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro que encontrou uma recém-nascida dentro de uma lixeira pretende iniciar o processo de adoção da bebê. O resgate aconteceu entre os bairros de Quintino e Cascadura, na zona norte da capital fluminense, na madrugada dessa terça-feira (1º/4).
O processo de adoção, entretanto, não é simples. Primeiro, a Vara da Infância e da Juventude (VIJ) encaminhará o bebê para uma unidade de acolhimento. Em seguida, vão ocorrer tentativas para encontrar parentes que possam cuidar da criança.
“Por determinação legal, antes de encaminhar uma criança ou um adolescente à adoção, é necessário esgotar as possibilidades de (re)inserção familiar”, informou a Justiça do Rio de Janeiro.
Só depois, caso nenhum responsável pela menina seja localizado ou se a família não quiser assumir a guarda, o processo de adoção poderá ser iniciado.
Criança passa bem
Outro gari que presenciou a cena, Anderson Nunes comentou que esse foi o caso mais emocionante que viveu em 16 anos na Comlurb. A criança foi levada para o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, no bairro de Madureira, e está internada, com quadro de saúde estável.
Em imagens publicadas pelos garis em grupos de WhatsApp, é possível ver a menina enrolada em uma manta pequena, enquanto é segurada por um dos trabalhadores. Por pouco, ela não foi colocada dentro de um caminhão.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) detalhou que a equipe do 9º Batalhão (Rocha Miranda) foi acionada e levou a criança à unidade de saúde, para que recebesse os cuidados necessários. Uma ocorrência sobre o caso foi registrada na 40ª Delegacia de Polícia (Honório Gurgel).
Por meio de nota, a Comlurb informou que a bebê recebe os cuidados indicados pela equipe multiprofissional de saúde do hospital e que comunicou o caso ao Conselho Tutelar e à VIJ.
“A Comlurb lamenta que um bebê tenha sido abandonado nessas condições e parabeniza os colaboradores pela atuação exemplar no caso”, finalizou a empresa, em nota.
Últimas notícias

Videomonitoramento da SSP flagra jovens com drogas no Marco dos Corais

Semdes alerta usuários de programas sociais para golpe em visitas domiciliares

Moraes dá 48 horas para defesa informar estado de saúde do ex-presidente Collor

Alta de covid-19 faz cidade do Amazonas retomar uso obrigatório de máscara

Arapiraquense é campeã em duas modalidades do Karatê Interestilos em Maceió

Fundo das Nações Unidas para Infância inicia nova edição do Selo Unicef
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
