Gari que encontrou recém-nascida em lata de lixo quer adotar a bebê
Imagens publicadas pelos garis em grupos de WhatsApp mostram menina enrolada em manta pequena, enquanto é segurada por um dos trabalhadores
Um dos garis da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) do Rio de Janeiro que encontrou uma recém-nascida dentro de uma lixeira pretende iniciar o processo de adoção da bebê. O resgate aconteceu entre os bairros de Quintino e Cascadura, na zona norte da capital fluminense, na madrugada dessa terça-feira (1º/4).
O processo de adoção, entretanto, não é simples. Primeiro, a Vara da Infância e da Juventude (VIJ) encaminhará o bebê para uma unidade de acolhimento. Em seguida, vão ocorrer tentativas para encontrar parentes que possam cuidar da criança.
“Por determinação legal, antes de encaminhar uma criança ou um adolescente à adoção, é necessário esgotar as possibilidades de (re)inserção familiar”, informou a Justiça do Rio de Janeiro.
Só depois, caso nenhum responsável pela menina seja localizado ou se a família não quiser assumir a guarda, o processo de adoção poderá ser iniciado.
Criança passa bem
Outro gari que presenciou a cena, Anderson Nunes comentou que esse foi o caso mais emocionante que viveu em 16 anos na Comlurb. A criança foi levada para o Hospital Maternidade Herculano Pinheiro, no bairro de Madureira, e está internada, com quadro de saúde estável.
Em imagens publicadas pelos garis em grupos de WhatsApp, é possível ver a menina enrolada em uma manta pequena, enquanto é segurada por um dos trabalhadores. Por pouco, ela não foi colocada dentro de um caminhão.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) detalhou que a equipe do 9º Batalhão (Rocha Miranda) foi acionada e levou a criança à unidade de saúde, para que recebesse os cuidados necessários. Uma ocorrência sobre o caso foi registrada na 40ª Delegacia de Polícia (Honório Gurgel).
Por meio de nota, a Comlurb informou que a bebê recebe os cuidados indicados pela equipe multiprofissional de saúde do hospital e que comunicou o caso ao Conselho Tutelar e à VIJ.
“A Comlurb lamenta que um bebê tenha sido abandonado nessas condições e parabeniza os colaboradores pela atuação exemplar no caso”, finalizou a empresa, em nota.
Últimas notícias
PGR se manifesta a favor de prisão domiciliar para Augusto Heleno
Passageiros escondem pedras de crack no banco traseiro de carro por app e são presos em Arapiraca
Lei de Leonardo Dias assegura liberdade religiosa nas escolas de Maceió
Vela acesa provoca incêndio e destruição de casa no bairro Bebedouro, em Maceió
Homem morre baleado com sete tiros dentro de casa no município de Rio Largo
Cantora Gospel Maria Marçal relata tentativa de assalto no Rio antes de embarcar para show em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
