AMA discute projetos que impactam finanças dos municípios
Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, o momento foi histórico

A Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) foi palco, nesta segunda-feira (7), de uma importante reunião entre prefeitos, prefeitas e membros da bancada federal alagoana para discutir projetos de grande impacto para as finanças dos municípios. O encontro reforçou o compromisso com o fortalecimento do municipalismo e o diálogo federativo em torno de pautas que tramitam no Congresso Nacional.
Estiveram presentes os deputados federais Arthur Lira, Isnaldo Bulhões, Luciano Amaral, Fábio Costa e Marx Beltrão, que, ao lado dos gestores municipais, debateram os efeitos da Reforma do Imposto de Renda, por meio do PL 1087/2025, e da PEC 66/2023, que trata do parcelamento das dívidas previdenciárias dos municípios.
Relator do projeto de reforma do Imposto de Renda, o deputado Arthur Lira, destacou a necessidade do compromisso com o equilíbrio fiscal, sem que haja prejuízo para a população e nem para as administrações municipais.
“Ninguém é contra a ampliação da faixa de isenção do imposto de renda. A nossa preocupação também é o impacto financeiro que isso causará aos municípios, se fazendo necessário uma conversa cuidadosa entre as cidades e o Governo Federal para encontrar uma fonte para substituir a perda financeira que será sofrida pelos municípios”, afirmou o relator.
Isnaldo Bulhões, deputado federal e relator do Orçamento Geral da União de 2026, afirmou estar em constante diálogo em Brasília para encontrar o texto ideal para que nem os municípios e nem a população seja penalizada. “Desde 2016 que o Governo Federal não realizava a atualização da tabela do imposto de renda, aumentando a cada ano o número de trabalhadores que pagavam o IR, então se vê necessário essa atualização, mas não à custo do financiamento dos municípios”, afirmou Bulhões.
O deputado também alertou a necessidade do movimento municipalista retomar a pauta da justa distribuição dos royalties junto ao Supremo Tribunal Federal, para garantir o repasse igualitário para todos os municípios.
Preocupado com as finanças públicas das cidades, o deputado federal Fábio Costa, disse que continua em defesa do interesse dos municípios e se colocou à disposição dos gestores.
Tratando sobre a solidez fiscal dos municípios, os gestores e deputados também trouxeram para o debate a PEC da Sustentabilidade Fiscal (PEC 66/2023), que trata sobre o parcelamento das dívidas dos municípios junto à Previdência. A proposta, que já foi aprovada pelo Senado, acatou boa parte das emendas apresentadas pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), que traz medidas estruturantes gerando um impacto de mais de R$ 330 bilhões. A proposta agora aguarda aprovação definitiva no Congresso Nacional.
Os deputados Marx Beltrão e Luciano Amaral, fizeram forte defesa da atuação da Bancada Federal em sempre se posicionarem a favor dos municípios, reconhecendo os desafios enfrentados pelas prefeituras diante das obrigações constitucionais e da limitação de receitas.
Para o presidente da AMA, Marcelo Beltrão, o momento foi histórico: "Ter o relator da reforma do IR e o relator do Orçamento Geral da União aqui, debatendo diretamente com os prefeitos, mostra a força do municipalismo alagoano e o compromisso da nossa bancada com a pauta dos municípios."
O encontro na AMA representa mais um passo no esforço conjunto para assegurar maior justiça fiscal e sustentabilidade financeira aos municípios, com diálogo direto entre os gestores e os representantes alagoanos no Congresso Nacional.
Últimas notícias

Programa Moradia Legal em Penedo avança para zona rural

Homem com extensa ficha criminal sofre tentativa de homicídio em Mata Grande

Campanha de vacinação contra a gripe é iniciada em Penedo

Homem que tentou matar o irmão e a própria companheira é preso em Olivença

Prefeitura de Belém em Alagoas contrata Amado Batista por R$ 520 mil sem licitação em cidade com 4 mil habitantes

Prefeitura de Maceió publica edital de licitação para novo Mercado da Produção ainda em abril
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
