Política

Inelegível, Bolsonaro quer vice nordestino em 2026; alagoanos podem ficar de fora da lista

Aliados do ex-presidente em Alagoas apostam que Gilson Machado pode ser o nome que Bolsonaro está “namorando”

Por Felipe Ferreira 08/04/2025 11h11
Inelegível, Bolsonaro quer vice nordestino em 2026; alagoanos podem ficar de fora da lista
Ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) - Foto: Agência Brasil

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) revelou, na última sexta-feira (4), que está interessado em indicar um nome do Nordeste para compor sua chapa presidencial nas eleições de 2026. Inelegível, Bolsonaro espera disputar a presidência da República com o apoio da região que, em sua maioria, apoia Lula (PT).

“Estou namorando um cara do Nordeste há muito tempo. Heteramente (sic) falando, claro”, disse o ex-presidente em entrevista à Jovem Pan News.

Bolsonaro está inelegível até 2030, mas afirma que está articulando sua candidatura no próximo pleito. O ex-mandatário está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O portal 7Segundos ouviu aliados do ex-presidente Bolsonaro em Alagoas. De acordo com os bolsonaristas, Alagoas deve ficar de fora da lista de possíveis nomes, as chances, de acordo com estes aliados, são remotas.

O nome mais cotado, dentre os nordestinos, é o do ex-ministro do Turismo no governo de Bolsonaro, Gilson Machado. O pernambucano é um dos principais aliados do ex-presidente e é visto com bons olhos pelos simpatizantes do bolsonarismo.

Vale lembrar que Gilson também atua fortemente do setor empresarial, sendo proprietário de uma pousada de luxo no Litoral Norte de Alagoas.

Outro nome que surge como uma das possibilidades é o do senador pelo Rio Grande do Norte, Rogério Marinho (PL). O nordestino já foi secretário especial da Previdência de 2019 a 2020 e ministro do Desenvolvimento Regional de 2020 a 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro.