Justiça

Serial killer comparece ao 1° julgamento dos 18 assassinatos; MPAL espera pena máxima

Ele será julgamento por homicídio qualificado e tentativa de homicídio

Por Wanessa Santos 11/04/2025 09h09 - Atualizado em 11/04/2025 10h10
Serial killer comparece ao 1° julgamento dos 18 assassinatos; MPAL espera pena máxima
Albino Santos de Lima, o serial killer de Alagoas, no Fórum do Barro Duro, em Maceió, em seu primeiro júri popular - Foto: Assessoria

Albino Santos de Lima, que está indo a júri popular nesta sexta-feira (11), acusado pelo crime de homicídio e de tentativa de homicídio, compareceu ao fórum onde o julgamento está acontecendo, nesta manhã. Até então, acreditava-se que sua participação na audiência seria através de videoconferência, por questões de segurança. O promotor de justiça Thiago Riff, representante do Ministério Público de Alagoas (MPAL), que é responsável pela acusação no julgamento do serial killer, disse que a expectativa para o júri, é de que o acusado receba a pena máxima.

Este é o primeiro julgamento das 18 mortes imputadas a Albino Santos de Lima, preso em 17 de novembro de 2024. Albino será julgado, nesta sexta-feira (11), pela morte de Emerson Wagner da Silva, e também pela tentativa de assassinato contra R.V.S, amigo de Emerson, que estava presente no momento do crime.
                                                                
O promotor, Thiago Riff, falou que hoje terá início a resposta da justiça para a sociedade alagoana, que se chocou com a crueldade dos crimes praticados pelo serial killer. “É o primeiro júri, o primeiro julgamento, e esperamos que hoje inicie a resposta, uma pena proporcional a gravidade com o que foi cometido, dos crime que foram cometidos pelo acusado”, disse Riff.

Os promotores do ministério Público de Alagoas (MPAL) durante o início do julgamento do serial killer de Alagoas / Foto: Assessoria MPAL

O promotor explicou ainda que deverá pedir a pena máxima ao Conselho e Sentença, devido às duas qualificadoras imputadas ao acusado, que são: recurso que dificultou a defesa da vítima e o motivo fútil. 

“O Ministério Público vai pedir ao Conselho de sentença, ou seja, aos jurados, que condene, de forma plena, ou seja, os dois crimes que estão sendo imputados ao acusado no dia de hoje. Tudo aconteceu nesse mesmo dia, 21 de junho de 2024, um homicídio consumado contra a vítima Emerson, com duas qualificadoras, quais sejam, o recurso que dificultou a defesa da vítima e o motivo fútil. E, além do homicídio consumado tem o homicídio tentado, uma tentativa de homicídio, também incidindo essas mesmas qualificadoras contra uma outra pessoa que estava naquele momento. Então são dois crimes que serão julgados hoje, e o MP vai requerer a condenação nesses termos”, explicou o promotor.

Com a condenação nesses termos, "(...) o MP também espera que o cálculo da pena seja realizado de forma bem rigorosa e severa, porque é um caso extremamente brutal, com clamor social, que merece muito uma resposta por parte da justiça”. 

O julgamento de Alberto Santos de Lima acontece no Fórum do Barro Duro, em Maceió, e não tem previsão para o seu encerramento.