Crianças com deficiência seguem enfrentando obstáculos para acesso a tratamentos pelos planos de saúde
Entre os principais alvos de negativas estão terapias como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia

Apesar das garantias legais, famílias continuam denunciando a recusa de cobertura por parte dos planos de saúde para tratamentos essenciais de crianças com deficiência.
“É cada vez mais comum o relato de pais que precisam recorrer à Justiça para garantir terapias que deveriam ser asseguradas. Infelizmente, os planos insistem em negar procedimentos com justificativas que contrariam a legislação vigente”, afirma o advogado Leandro Costa, especialista em direitos das pessoas com deficiência.
Entre os principais alvos de negativas estão terapias como fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia, muitas vezes limitadas a um número insuficiente de sessões.
Leandro Costa reforça:
“Esses tratamentos não são opcionais. São parte essencial do desenvolvimento da criança, e negar esse direito é uma forma de violência institucional.”
A recomendação dos especialistas é que os pais guardem todos os documentos médicos, negativas por escrito e procurem orientação jurídica para garantir os direitos dos seus filhos.
Últimas notícias

Jovem é morto a tiros no bairro do Clima Bom, em Maceió

Maria Leide Noia é a Miss Grand Alagoas 2025 e se prepara para brilhar no cenário nacional

PM apreende 29 armas de fogo e 11 kg de drogas na última semana de maio em Alagoas

Influenciador que atirou em frente a um bar na Jatiúca desativa perfil nas redes sociais

Parada programada afeta abastecimento para Junqueiro e São Sebastião

Homem expulso de posto volta de carro e quase atropela clientes que bebiam no local
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
