Serviços

Instituto de Identificação atende população em situação de rua no Centro de Maceió

Mutirão Pop Rua oferece serviços essenciais, entre eles a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional

Por Agência Alagoas 06/05/2025 15h03
Instituto de Identificação atende população em situação de rua no Centro de Maceió
Ação aconteceu na Praça Deodoro, localizada no Centro de Maceió - Foto: Assessoria

O Instituto de Identificação de Alagoas participou, nesta terça-feira (6), de mais uma edição do Mutirão Pop Rua, promovido pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), na Praça Deodoro, localizada no Centro de Maceió. O evento, voltado para a população em situação de vulnerabilidade, ofereceu diversos serviços gratuitos, incluindo a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).

O evento da JFAL oferece a regularização de documentos, serviços jurídicos e de assistência social, doação de roupas, calçados, kits de higiene e banho solidário. Serviços de saúde também foram oferecidos à população. Durante a ação também foram realizadas apresentações culturais com poesia e música.

Diversas instituições se uniram para a realização da ação. O Tribunal de Justiça de Alagoas participou com a Coordenadoria de Direitos Humanos e o programa Justiça Itinerante, que ofertou retificações em registros civis, como certidões de nascimento, casamento e óbito, além de atender demandas cíveis de menor complexidade.

O superintendente do Instituto de Identificação, Antônio Ferreira, destacou a relevância da iniciativa.

“O Instituto de Identificação de Alagoas tem orgulho de participar desta importante ação social voltada às pessoas em situação de rua, reafirmando o compromisso do Governo do Estado com a inclusão, a dignidade e a justiça social”, afirmou.

Ferreira afirmou que a emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é um passo fundamental para garantir o acesso a direitos e serviços essenciais. Sem a documentação civil, as pessoas muitas vezes ficam à margem da cidadania plena.

“Nosso trabalho aqui vai muito além de um atendimento. É uma porta que se abre para oportunidades e reconhecimento como cidadãos. Agradecemos ao Comitê Pop Rua Jud e a todas as instituições envolvidas nessa rede de solidariedade e cuidado. Seguimos empenhados em levar nossos serviços onde eles são mais necessários, construindo um Alagoas mais justo e humano para todos”, concluiu.