Religião

Leão XIV faz primeiro discurso como papa e clama por paz e diálogo no mundo

Fala inicial destaca legado de Francisco e necessidade de união da Igreja

Por 7Segundos 08/05/2025 15h03 - Atualizado em 08/05/2025 15h03
Leão XIV faz primeiro discurso como papa e clama por paz e diálogo no mundo
Papa Leão XIV - Foto: Vatican News

O mundo testemunhou nesta quinta-feira (8) um momento histórico na Praça de São Pedro, no Vaticano. O cardeal norte-americano Robert Francis Prevost foi escolhido pelo conclave como o novo papa da Igreja Católica e adotou o nome de Leão XIV. Ele é o primeiro pontífice nascido nos Estados Unidos e também possui cidadania peruana.

Visivelmente emocionado, Leão XIV fez sua primeira aparição pública na sacada central da Basílica de São Pedro por volta das 14h25 (horário de Brasília). Em italiano, saudou os fiéis com uma mensagem centrada na paz, no amor cristão e na continuidade do legado de seu antecessor, Francisco. “A paz esteja com todos vocês”, iniciou o novo papa. “Quero fazer esta saudação de paz para que entre no nosso coração, alcance todas as famílias, todas as pessoas, onde estiverem, todos os povos, a Terra toda.”

Leão XIV destacou que a paz que deseja promover é a “paz de Cristo ressuscitado”: humilde, desarmante e vinda de Deus. Em tom reverente, citou o papa emérito Francisco e agradeceu pelo seu testemunho durante o pontificado anterior. “Ainda mantemos nos nossos ouvidos aquela voz fraca, mas sempre corajosa, de Papa Francisco que abençoava Roma. Permitam-me dar seguimento àquela mesma bênção: Deus nos ama, Deus ama a todos, e o mal não vai prevalecer.”

Ao se apresentar ao mundo, o novo líder católico reafirmou seu compromisso com a missão da Igreja e convocou todos os fiéis a colaborarem na construção de pontes, através do diálogo e da solidariedade. “Somos discípulos de Cristo. O mundo precisa da sua luz, a humanidade precisa dele como ponte entre Deus e o amor”, disse.

Ex-missionário no Peru, país onde também possui cidadania, Leão XIV fez questão de se dirigir em espanhol aos fiéis peruanos, mencionando especialmente a diocese de Chiclayo, onde atuou. “Saúdo com carinho especial a diocese de Chiclayo, onde um povo fiel um dia acompanhou o seu bispo, compartilhou a fé e deu muito para seguir sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo.”