Bolsonaro reage à alta do IOF e articula para barrar medida de Lula
Ex-presidente afirmou que está em tratativas com o PL para barrar anúncio de aumento no IOF; Governo Lula recuou da medida após pressão
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o país “não suporta mais a elevação constante da alta carga tributária” e disse que o Partido Liberal está avaliando a possibilidade de barrar o aumento proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O governo Lula anunciou, nessa quinta-feira (22), um decreto que altera o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tributo que incide sobre operações de crédito, câmbio e seguro. A ideia provocou repercussão negativa no mercado financeiro, com o Ibovespa apresentando retração e o dólar registrar alta de R$ 0,32%.
Bolsonaro afirmou que a proposta do governo, recuada após ouvir ponderações de agentes do mercado e decidir pela revogação de parte das mudanças, desestimula investimentos e encarece o acesso ao crédito. “Infelizmente, o atual governo, em sua ânsia por elevar a arrecadação, reverteu essa política e anunciou um aumento generalizado nas alíquotas do IOF câmbio”, escreveu o ex-presidente nas redes sociais.
“Já estou em conversas com lideranças do Partido Liberal para avaliarmos a possibilidade de barrar mais esse aumento de impostos promovido pelo governo Lula. O país não suporta mais a elevação constante da alta carga tributária”, afirmou Bolsonaro.
Em 2022, visando se adequar aos padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a equipe econômica do governo Bolsonaro anunciou, por decreto, um plano de redução gradual da alíquota de IOF sobre câmbio até o fim da década, da seguinte forma:
6,38% até 2022;
5,38% em 2023;
4,38% em 2024;
3,38% em 2025;
2,38% em 2026;
1,38% em 2027;
0 em 2028.
Recuo
Em entrevista na manhã desta sexta-feira (23), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antes da abertura do mercado financeiro, em São Paulo, disse que se trata de uma mudança pontual, que não tem grande impacto sobre os anúncios feitos no dia anterior.
Últimas notícias
Renan Filho deve lançar pré-candidatura ao governo de AL ao lado de Lula
Suspeito de assediar mulheres é agredido por populares após ser detido pela Guarda Municipal em Arapiraca
Familiares de cachorro faz apelo para localizar animal desaparecido
Suspeito de executar homem em Japaratinga morre após confronto com a PM em Maragogi
Bradesco apresenta instabilidade no aplicativo e gera reclamações nas redes
Colisão entre viatura da PM e moto deixa homem ferido em Cruz das Almas
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
