Bolsonaro reage à alta do IOF e articula para barrar medida de Lula
Ex-presidente afirmou que está em tratativas com o PL para barrar anúncio de aumento no IOF; Governo Lula recuou da medida após pressão

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o país “não suporta mais a elevação constante da alta carga tributária” e disse que o Partido Liberal está avaliando a possibilidade de barrar o aumento proposto pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O governo Lula anunciou, nessa quinta-feira (22), um decreto que altera o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tributo que incide sobre operações de crédito, câmbio e seguro. A ideia provocou repercussão negativa no mercado financeiro, com o Ibovespa apresentando retração e o dólar registrar alta de R$ 0,32%.
Bolsonaro afirmou que a proposta do governo, recuada após ouvir ponderações de agentes do mercado e decidir pela revogação de parte das mudanças, desestimula investimentos e encarece o acesso ao crédito. “Infelizmente, o atual governo, em sua ânsia por elevar a arrecadação, reverteu essa política e anunciou um aumento generalizado nas alíquotas do IOF câmbio”, escreveu o ex-presidente nas redes sociais.
“Já estou em conversas com lideranças do Partido Liberal para avaliarmos a possibilidade de barrar mais esse aumento de impostos promovido pelo governo Lula. O país não suporta mais a elevação constante da alta carga tributária”, afirmou Bolsonaro.
Em 2022, visando se adequar aos padrões da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a equipe econômica do governo Bolsonaro anunciou, por decreto, um plano de redução gradual da alíquota de IOF sobre câmbio até o fim da década, da seguinte forma:
6,38% até 2022;
5,38% em 2023;
4,38% em 2024;
3,38% em 2025;
2,38% em 2026;
1,38% em 2027;
0 em 2028.
Recuo
Em entrevista na manhã desta sexta-feira (23), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, antes da abertura do mercado financeiro, em São Paulo, disse que se trata de uma mudança pontual, que não tem grande impacto sobre os anúncios feitos no dia anterior.
Últimas notícias

“Não podemos perder a esperança”, afirma Leonardo Dias em ato pela anistia

Deputado Fabio Costa participa de ato em Maceió pela liberdade

Leonardo Dias e manifestantes se mobilizam a favor da anistia em Maceió

Jipe desgovernado atropela público na calçada em desfile de 7 de Setembro em SC

Brasília, SP e RJ: manifestações marcam o 7 de Setembro

Lotofacil da independência tem 54 apostas com prêmio de R$ 4,2 milhões
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
