Alagoas se inspira em programa social de sucesso no Pará para lançar Corações da Paz
Secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória, visitou unidades da Unipaz em Belém
O secretário de Estado de Prevenção à Violência, Ricardo Dória visitou três unidades das Usinas da Paz (Unipaz), em Belém (PA), para conhecer o funcionamento destes que são os mais bem-sucedidos programas de transformação social da América Latina. A iniciativa servirá de inspiração para a implantação de um equipamento semelhante em Alagoas, o Corações da Paz.
Criado pelo Governo do Pará, o Programa Territórios pela Paz consiste na articulação de políticas públicas voltadas para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento à violência. A iniciativa une ações de segurança pública, assistência social e cidadania em bairros da Região Metropolitana de Belém e dos municípios do Estado.
“Esses complexos prestam serviços e atividades essenciais para a população paraense, beneficiando, principalmente, as comunidades mais vulneráveis. Com certeza levaremos esse ‘case’ de sucesso para Alagoas”, afirmou o secretário.
Durante a visita, o secretário ressaltou o impacto positivo desse trabalho na redução dos índices de criminalidade. “O Governo de Alagoas reconhece que a atuação do Estado é essencial para a redução da violência, especialmente entre os jovens. Sem dúvida, o projeto das Usinas da Paz serve como um exemplo a ser replicado”, ressaltou.
O secretário acrescentou que a experiência do Governo do Pará será uma referência para a implementação do programa Corações da Paz, um centro de educação e cidadania nas comunidades inédito em Alagoas. Idealizado pelo governador Paulo Dantas, o projeto contará com complexos esportivos, capacitação profissional, iniciativas culturais, atendimentos de saúde e serviços ambulatoriais, além de ações voltadas à garantia de direitos, acesso à Justiça, educação, entre outros.
“O Corações da Paz será uma oportunidade para reunirmos vários serviços em um só espaço, beneficiando principalmente quem mais precisa. A proposta é iniciar em áreas que enfrentam maior carência de serviços públicos, onde esse tipo de estrutura terá um impacto muito positivo”, destacou o secretário.
O secretário executivo de Gestão Interna da Seprev, Fernando Holanda, também participou da visita. A comitiva de Alagoas foi recebida pela secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima; pelo secretário adjunto de Articulação da Cidadania, Julio Alejandro Quezada; pelo diretor da Usipaz Jurunas/Condor, Lucas Carneiro; e pela diretora da Usipaz Cabanagem, Ivanilda Vieira.
Últimas notícias
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Colisão entre carro e moto deixa homem ferido em Palmeira dos Índios
Edilza Alves amplia articulação por recursos e se reúne com secretário da Agricultura
Entenda os pontos em negociação na retal final da COP30
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
