Violência recua em Maceió, mas capital ainda figura entre as 50 com mais homicídios no mundo
Dados são ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal
Mesmo com uma significativa redução na criminalidade, Maceió ainda aparece entre as 50 cidades mais violentas do mundo, segundo levantamento da ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e a Justiça Penal. A capital alagoana ocupa a 41ª posição no ranking, com uma taxa de 35,4 homicídios por 100 mil habitantes. As informações referem-se a 2024 e foram atualizadas em fevereiro de 2025
Apesar disso, os dados mais recentes da Secretaria de Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL) indicam avanços concretos. O estado registrou uma queda histórica nos crimes violentos letais intencionais (CVLIs) em 2024, com redução de 52,3% em relação ao ano anterior. Em Maceió, entre janeiro e novembro do último ano, foram contabilizadas 330 mortes violentas, contra 367 no mesmo período de 2023 — uma diminuição de mais de 10%.
Esses resultados são atribuídos a um conjunto de ações estratégicas: investimento em tecnologia, aumento no efetivo das forças de segurança, integração entre polícias e ações sociais em comunidades vulneráveis. “O foco em inteligência e presença territorial tem mostrado resultados efetivos”, destacou o secretário de segurança.
Brasil tem oito cidades entre as 50 mais violentas do mundo
Além de Maceió, outras sete cidades brasileiras também estão presentes no ranking global das cidades mais violentas de 2024. São elas:
• Feira de Santana (BA) — com uma taxa de 55,63 homicídios por 100 mil habitantes, é a cidade brasileira mais bem colocada na lista, aparecendo em 22º lugar;
• Recife (PE) — figura na 31ª posição, com taxa de 41,88;
• Fortaleza (CE) — ocupa o 34º lugar, com 40,68 homicídios por 100 mil;
• Salvador (BA) — está em 35º, com 39,71;
• Maceió (AL) — aparece na 41ª posição, com 35,4;
• Porto Velho (RO) — surge em 44º, com taxa de 34,32;
• Manaus (AM) — na 47ª posição, com 31,19;
• Caruaru (PE) — encerra o ranking em 50º lugar.
Juntas, essas cidades demonstram que, embora haja progresso em algumas regiões, a violência urbana segue como um dos principais desafios do Brasil, sobretudo nas capitais e grandes centros urbanos do Norte e Nordeste.
O levantamento ainda destaca que das 50 cidades mais violentas do mundo, 45 estão no continente americano. O México lidera com 20 cidades, seguido pelo Brasil com 8. A taxa média entre as cidades listadas é de 56,78 homicídios por 100 mil habitantes.
Últimas notícias
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Confira a programação dos desfiles do Natal de Todos Nós
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
