Secdef amplia debate sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
Minuta será criada para reforçar a discussão e contribuir para a implementação de novas políticas públicas para ambiente acessíveis
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) tem promovido ações para ampliar a discussão e reforçar o compromisso com acessibilidade e inclusão social em Alagoas. Além de visitas técnicas, a Secdef tem realizado reuniões com o objetivo de criar uma comissão estadual, que reforce o debate sobre implementação de novas políticas públicas para ambientes acessíveis, mobilidade reduzida, adaptações de espaços físicos e enfrentamento às barreiras nos meios digitais.
A assistente técnica da Gerência de Acessibilidade da Secdef, Ana Cláudia Tiburtino, que é uma pessoa com deficiência, integra o grupo de debate e conduz as discussões para a elaboração da minuta. “Estamos fazendo estudos e promovendo debates no âmbito interno do nosso Estado e âmbito externo dos órgãos parceiros para a implementação dessa política de acessibilidade”, disse.
Além dos desafios da acessibilidade física, Ana Cláudia ressaltou também o enfrentamento às barreiras tecnológicas “A pessoa com deficiência visual, cega ou com baixa visão, precisa de um software adaptado. Ela precisa de libras. Então, você tem outras barreiras que não são apenas físicas. E tem a barreira do preconceito. A gente precisa mudar radicalmente essa cultura que ainda é preconceituosa”, disse.
O secretário-executivo da Secdef, Leandro Carvalho, ressaltou a importância do debate em todo o estado e frisou que o órgão estadual participou de inspeções a pedido do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL). “Esse trabalho de conscientização e debate para a causa de acessibilidade tem sido intensificado, a exemplo de visitas técnicas, a exemplo de uma feita em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, que solicitou o acompanhamento da Secdef para inspecionar acessibilidade”, disse.
Leandro Carvalho disse que outras ações da Secdef, em parcerias com outras secretarias de Estado, órgãos e instituições serão desenvolvidas. “A gente quer fazer um cronograma de discussões e iniciativas para contribuir com a ampliação da acessibilidade em nosso estado”, afirmou.
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
