Secdef amplia debate sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
Minuta será criada para reforçar a discussão e contribuir para a implementação de novas políticas públicas para ambiente acessíveis
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) tem promovido ações para ampliar a discussão e reforçar o compromisso com acessibilidade e inclusão social em Alagoas. Além de visitas técnicas, a Secdef tem realizado reuniões com o objetivo de criar uma comissão estadual, que reforce o debate sobre implementação de novas políticas públicas para ambientes acessíveis, mobilidade reduzida, adaptações de espaços físicos e enfrentamento às barreiras nos meios digitais.
A assistente técnica da Gerência de Acessibilidade da Secdef, Ana Cláudia Tiburtino, que é uma pessoa com deficiência, integra o grupo de debate e conduz as discussões para a elaboração da minuta. “Estamos fazendo estudos e promovendo debates no âmbito interno do nosso Estado e âmbito externo dos órgãos parceiros para a implementação dessa política de acessibilidade”, disse.
Além dos desafios da acessibilidade física, Ana Cláudia ressaltou também o enfrentamento às barreiras tecnológicas “A pessoa com deficiência visual, cega ou com baixa visão, precisa de um software adaptado. Ela precisa de libras. Então, você tem outras barreiras que não são apenas físicas. E tem a barreira do preconceito. A gente precisa mudar radicalmente essa cultura que ainda é preconceituosa”, disse.
O secretário-executivo da Secdef, Leandro Carvalho, ressaltou a importância do debate em todo o estado e frisou que o órgão estadual participou de inspeções a pedido do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL). “Esse trabalho de conscientização e debate para a causa de acessibilidade tem sido intensificado, a exemplo de visitas técnicas, a exemplo de uma feita em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, que solicitou o acompanhamento da Secdef para inspecionar acessibilidade”, disse.
Leandro Carvalho disse que outras ações da Secdef, em parcerias com outras secretarias de Estado, órgãos e instituições serão desenvolvidas. “A gente quer fazer um cronograma de discussões e iniciativas para contribuir com a ampliação da acessibilidade em nosso estado”, afirmou.
Últimas notícias
Mulher de 44 anos é atropelada em Santana do Ipanema e encaminhada ao hospital
Alckmin explica posição do governo contrária a quebra de patentes
Governo de Alagoas investe na restauração da rodovia AL-115
Motorista fica ferido após carreta tombar na AL-115, em Igaci
Carnaval do Peba terá regras rígidas contra paredões e circulação de veículos na areia
Decisão judicial determina liberação do corpo de Paul Cristian para sepultamento
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
