Secdef amplia debate sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
Minuta será criada para reforçar a discussão e contribuir para a implementação de novas políticas públicas para ambiente acessíveis
A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) tem promovido ações para ampliar a discussão e reforçar o compromisso com acessibilidade e inclusão social em Alagoas. Além de visitas técnicas, a Secdef tem realizado reuniões com o objetivo de criar uma comissão estadual, que reforce o debate sobre implementação de novas políticas públicas para ambientes acessíveis, mobilidade reduzida, adaptações de espaços físicos e enfrentamento às barreiras nos meios digitais.
A assistente técnica da Gerência de Acessibilidade da Secdef, Ana Cláudia Tiburtino, que é uma pessoa com deficiência, integra o grupo de debate e conduz as discussões para a elaboração da minuta. “Estamos fazendo estudos e promovendo debates no âmbito interno do nosso Estado e âmbito externo dos órgãos parceiros para a implementação dessa política de acessibilidade”, disse.
Além dos desafios da acessibilidade física, Ana Cláudia ressaltou também o enfrentamento às barreiras tecnológicas “A pessoa com deficiência visual, cega ou com baixa visão, precisa de um software adaptado. Ela precisa de libras. Então, você tem outras barreiras que não são apenas físicas. E tem a barreira do preconceito. A gente precisa mudar radicalmente essa cultura que ainda é preconceituosa”, disse.
O secretário-executivo da Secdef, Leandro Carvalho, ressaltou a importância do debate em todo o estado e frisou que o órgão estadual participou de inspeções a pedido do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL). “Esse trabalho de conscientização e debate para a causa de acessibilidade tem sido intensificado, a exemplo de visitas técnicas, a exemplo de uma feita em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, que solicitou o acompanhamento da Secdef para inspecionar acessibilidade”, disse.
Leandro Carvalho disse que outras ações da Secdef, em parcerias com outras secretarias de Estado, órgãos e instituições serão desenvolvidas. “A gente quer fazer um cronograma de discussões e iniciativas para contribuir com a ampliação da acessibilidade em nosso estado”, afirmou.
Últimas notícias
Suspeito de mais de 20 assaltos com transferências via Pix é preso em Maceió
Ao lado de prefeitos, Lula entrega ambulâncias e Unidades Odontológicas Móveis para AL
Vereador César Felizardo solicita elaboração de plano evitar falta d’água em Jequiá da Praia
Vídeo mostra momento em que supervisor da base do CRB é assassinado em Maceió
Condenado por homicídio ocorrido no Sertão de AL é capturado durante ação da polícia
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
