Secdef amplia debate sobre acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência
Minuta será criada para reforçar a discussão e contribuir para a implementação de novas políticas públicas para ambiente acessíveis

A Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) tem promovido ações para ampliar a discussão e reforçar o compromisso com acessibilidade e inclusão social em Alagoas. Além de visitas técnicas, a Secdef tem realizado reuniões com o objetivo de criar uma comissão estadual, que reforce o debate sobre implementação de novas políticas públicas para ambientes acessíveis, mobilidade reduzida, adaptações de espaços físicos e enfrentamento às barreiras nos meios digitais.
A assistente técnica da Gerência de Acessibilidade da Secdef, Ana Cláudia Tiburtino, que é uma pessoa com deficiência, integra o grupo de debate e conduz as discussões para a elaboração da minuta. “Estamos fazendo estudos e promovendo debates no âmbito interno do nosso Estado e âmbito externo dos órgãos parceiros para a implementação dessa política de acessibilidade”, disse.
Além dos desafios da acessibilidade física, Ana Cláudia ressaltou também o enfrentamento às barreiras tecnológicas “A pessoa com deficiência visual, cega ou com baixa visão, precisa de um software adaptado. Ela precisa de libras. Então, você tem outras barreiras que não são apenas físicas. E tem a barreira do preconceito. A gente precisa mudar radicalmente essa cultura que ainda é preconceituosa”, disse.
O secretário-executivo da Secdef, Leandro Carvalho, ressaltou a importância do debate em todo o estado e frisou que o órgão estadual participou de inspeções a pedido do Ministério Público do Trabalho em Alagoas (MPT/AL). “Esse trabalho de conscientização e debate para a causa de acessibilidade tem sido intensificado, a exemplo de visitas técnicas, a exemplo de uma feita em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, que solicitou o acompanhamento da Secdef para inspecionar acessibilidade”, disse.
Leandro Carvalho disse que outras ações da Secdef, em parcerias com outras secretarias de Estado, órgãos e instituições serão desenvolvidas. “A gente quer fazer um cronograma de discussões e iniciativas para contribuir com a ampliação da acessibilidade em nosso estado”, afirmou.
Últimas notícias

Homem baleado em atentado no Vera Arruda foi alvo por engano, revela Polícia Civil

Homem é baleado dentro de carro de luxo na Ponta Verde; mais de 20 tiros foram disparados

Acusado de tentativa de feminicídio em Feliz Deserto tem prisão preventiva decretada

Caso Braskem: A pedido do MPF, MP/AL e DPU, Justiça Federal realiza inspeção no Bom Parto

Morango do amor: chef ensina receita que está bombando nas redes

Operação prende suspeitos de tráfico e apreende menor por latrocínio no Agreste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
