Retidos em Israel, prefeitos aguardam ação do governo para retornar ao Brasil
Grupo está em Kfar Saba e relata segurança, mas vive incerteza com fechamento do espaço aéreo

Um grupo de 25 prefeitos e representantes de cidades brasileiras está temporariamente retido em Israel após os ataques militares lançados contra o Irã. Diante da escalada do conflito e do fechamento do espaço aéreo israelense, os integrantes da comitiva precisaram buscar abrigo na cidade de Kfar Saba, na região central do país, onde aguardam apoio do governo brasileiro para retornar ao país.
Entre os participantes da missão internacional está o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, que relatou a situação em entrevista. Segundo ele, a comitiva chegou a Israel no último dia 9 de junho, a convite do governo local, para participar de um evento voltado ao desenvolvimento econômico e à inovação. A viagem estava programada para terminar no dia 20 de junho, mas o ataque e o consequente fechamento do espaço aéreo mudaram os planos.
“Estamos aqui desde a semana passada. Voltaríamos na próxima semana e agora esperamos voltar na primeira oportunidade que tiver”, afirmou Damião.
“Óbvio que se o governo brasileiro puder colaborar e acertar com Israel a nossa saída daqui, é o que a gente espera.”
O prefeito relatou que o grupo está seguro e não corre riscos diretos, mas vive momentos de tensão, especialmente por conta das sirenes que soam em áreas próximas como alerta de segurança.
“Não estamos dentro da guerra, mas estamos ao lado dela. A nossa preocupação é essa, tanto é que somos acordados pela sirene. Onde a gente está, estamos tranquilos”, disse Damião.
Desde o bombardeio ao Irã, Israel mantém restrições ao tráfego aéreo, o que impede o retorno imediato da comitiva. A expectativa dos prefeitos é que o Itamaraty intervenha junto às autoridades israelenses para viabilizar uma saída segura nos próximos dias.
A viagem do grupo integra uma missão de intercâmbio institucional, com o objetivo de conhecer projetos de inovação e desenvolvimento urbano promovidos por cidades israelenses. Prefeitos de diferentes estados participam do evento, que ocorre anualmente e tem apoio de instituições locais.
Enquanto aguardam, os prefeitos seguem em Kfar Saba, em uma área considerada segura, e permanecem em contato com autoridades brasileiras e israelenses.
Últimas notícias

Inquilina de imóvel é surpreendida com proprietário fazendo reparos no telhado sem aviso prévio e acaba no prejuízo

Pai de aluno invade escola em Arapiraca para tomar satisfação sobre advertência sofrida pelo filho

Homens armados efetuam disparos e tentam invadir residências na zona rural de Girau do Ponciano

Presidente de Assoc. de Mototaxistas de Palmeira pede troca de comando na SMTT

Homem é espancado por clientes de lanchonete após deixar arma cair durante assalto no Jardim Esperança

Estudo revela desigualdades de gênero e raça em livros didáticos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
