Trump critica Irã e diz que 'todos devem sair de Teerã imediatamente'
Ocidente acusa Irã de possuir bomba atômica, mas Teerã nega

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez críticas ao Irã e afirmou que "todo mundo deve sair imediatamente" de Teerã, em meio à escalada do conflito entre a República Islâmica e Israel.
O que aconteceu
Trump disse que o Irã deveria ter assinado o acordo proposto pelos EUA que proibia o país de possuir arma nuclear. "O Irã deveria ter assinado o acordo que eu sugeri. Que vergonha e desperdício de vida humana. É simples: o Irã não pode ter arma nuclear! Todo mundo deveria sair de Teerã imediatamente", escreveu o republicano nas redes sociais na noite de hoje.
Casa Branca propôs acordo para frear programa nuclear do Irã. A proposta pede que Teerã interrompa completamente o enriquecimento de urânio em troca da criação de um grupo regional para produzir energia nuclear, que incluiria Irã, Arábia Saudita e outros países do Oriente Médio, além do próprio EUA.
Teerã não aceitou o novo acordo sugerido pelos EUA. A República Islâmica mantém os trabalhos para enriquecer urânio e justifica o fato aos ataques israelenses. Para o regime, "agora o mundo entende melhor a resistência do Irã em seu direito de enriquecer urânio, possuir tecnologia nuclear e ao poder dos mísseis".
Atualmente, o Irã mantém um acordo firmado em 2015 com potencias ocidentais que restringiu as atividades nucleares no país em troca de alívio às sanções impostas à sua economia. Em 2018, após ser eleito presidente pela primeira vez, Trump retirou os EUA do acordo de forma unilateral.
Ocidente acusa Irã de possuir bomba atômica, mas Teerã nega. O regime iraniano alega que seu programa nuclear tem fins exclusivamente civis, como a produção de energia.
Conflito Israel x Irã
Israel e Irã estão em conflito bélico desde sexta-feira passada. Israel bombardeou Teerã, capital do Irã, e anunciou ataques a dezenas de instalações de mísseis no oeste do país alegando que queria "prevenir um holocausto nuclear". O estado judeu, porém, é o único país que, oficialmente, possui bombas nucleares no Oriente Médio.
Ao menos 240 pessoas morreram até o momento. A maioria delas, 220, está no Irã. Em Israel, o número passa de 20, segundo autoridades locais.
O exército israelense anunciou a chegada de mísseis disparados pelo Irã no fim de semana. Sirenes de alerta de ataque aéreo soaram no norte, centro e em parte do sul de Israel. A maioria dos mísseis foi interceptada, mas alguns conseguiram atingir áreas do país, como em Haifa.
Conflito se acirrou hoje, após Israel bombardear a sede da TV estatal iraniana. Pelo menos um funcionário da IRIB (Radiodifusão da República Islâmica do Irã) morreu.
Em resposta, o Irã intensificou os bombardeios a Tel Aviv. Sirenes de alerta de ataque aéreo soaram no norte, centro e em parte do sul de Israel, e alguns mísseis conseguiram escapar das defesas aéreas israelenses.
EUA ainda não se posicionaram enfaticamente em defesa de Israel. Aliado de Netanyahu, Trump admitiu que o país norte-americano "pode" entrar no conflito, mas não agora. A Casa Branca, porém, enviou um de seus maiores porta-aviões para o Oriente Médio, na zona de guerra entre Irã e Israel.
Últimas notícias

JHC recebe ministra de Lula em Maceió para inauguração no Benedito Bentes

Sem documentos, terreno público é doado ‘de boca’ por ex-prefeito de São Miguel dos Milagres

Artesãos do Alagoas Feita à Mão embarcam rumo à Fenearte

Após cerca de 20 anos, agricultores da Ponta Mofina em Penedo voltam a plantar arroz
![[Vídeo] Ministro Renan Filho chega a Arapiraca para lançamento das obras do VLT](https://img.7segundos.com.br/bomw7o6lf8KGiGZvp1_aj1mYIqk=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-07-07-at-114744.jpeg)
[Vídeo] Ministro Renan Filho chega a Arapiraca para lançamento das obras do VLT

Ana Hickmann se pronuncia sobre câncer de Edu Guedes: 'Continuem rezando'
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
