Trump critica Irã e diz que 'todos devem sair de Teerã imediatamente'
Ocidente acusa Irã de possuir bomba atômica, mas Teerã nega
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez críticas ao Irã e afirmou que "todo mundo deve sair imediatamente" de Teerã, em meio à escalada do conflito entre a República Islâmica e Israel.
O que aconteceu
Trump disse que o Irã deveria ter assinado o acordo proposto pelos EUA que proibia o país de possuir arma nuclear. "O Irã deveria ter assinado o acordo que eu sugeri. Que vergonha e desperdício de vida humana. É simples: o Irã não pode ter arma nuclear! Todo mundo deveria sair de Teerã imediatamente", escreveu o republicano nas redes sociais na noite de hoje.
Casa Branca propôs acordo para frear programa nuclear do Irã. A proposta pede que Teerã interrompa completamente o enriquecimento de urânio em troca da criação de um grupo regional para produzir energia nuclear, que incluiria Irã, Arábia Saudita e outros países do Oriente Médio, além do próprio EUA.
Teerã não aceitou o novo acordo sugerido pelos EUA. A República Islâmica mantém os trabalhos para enriquecer urânio e justifica o fato aos ataques israelenses. Para o regime, "agora o mundo entende melhor a resistência do Irã em seu direito de enriquecer urânio, possuir tecnologia nuclear e ao poder dos mísseis".
Atualmente, o Irã mantém um acordo firmado em 2015 com potencias ocidentais que restringiu as atividades nucleares no país em troca de alívio às sanções impostas à sua economia. Em 2018, após ser eleito presidente pela primeira vez, Trump retirou os EUA do acordo de forma unilateral.
Ocidente acusa Irã de possuir bomba atômica, mas Teerã nega. O regime iraniano alega que seu programa nuclear tem fins exclusivamente civis, como a produção de energia.
Conflito Israel x Irã
Israel e Irã estão em conflito bélico desde sexta-feira passada. Israel bombardeou Teerã, capital do Irã, e anunciou ataques a dezenas de instalações de mísseis no oeste do país alegando que queria "prevenir um holocausto nuclear". O estado judeu, porém, é o único país que, oficialmente, possui bombas nucleares no Oriente Médio.
Ao menos 240 pessoas morreram até o momento. A maioria delas, 220, está no Irã. Em Israel, o número passa de 20, segundo autoridades locais.
O exército israelense anunciou a chegada de mísseis disparados pelo Irã no fim de semana. Sirenes de alerta de ataque aéreo soaram no norte, centro e em parte do sul de Israel. A maioria dos mísseis foi interceptada, mas alguns conseguiram atingir áreas do país, como em Haifa.
Conflito se acirrou hoje, após Israel bombardear a sede da TV estatal iraniana. Pelo menos um funcionário da IRIB (Radiodifusão da República Islâmica do Irã) morreu.
Em resposta, o Irã intensificou os bombardeios a Tel Aviv. Sirenes de alerta de ataque aéreo soaram no norte, centro e em parte do sul de Israel, e alguns mísseis conseguiram escapar das defesas aéreas israelenses.
EUA ainda não se posicionaram enfaticamente em defesa de Israel. Aliado de Netanyahu, Trump admitiu que o país norte-americano "pode" entrar no conflito, mas não agora. A Casa Branca, porém, enviou um de seus maiores porta-aviões para o Oriente Médio, na zona de guerra entre Irã e Israel.
Últimas notícias
Homem de 25 anos morre afogado em açude de São Luís do Quitunde
Helicóptero com duas pessoas cai em pesqueiro no interior de São Paulo
Cemitério sumido há 200 anos abriga 100 mil corpos de escravizados na Bahia
Homem é assassinado no bairro Petrópolis, em Maceió
Professores fazem a primeira edição da Prova Nacional Docente
Homem é flagrado “pegando carona” na parte de baixo de ônibus em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
