Leonardo Dias apresenta projeto para criação de Comitê Municipal da População em Situação de Rua
Iniciativa visa garantir escuta qualificada, participação social e o monitoramento permanente das políticas públicas v
Com o objetivo de ampliar o diálogo entre o poder público e os segmentos sociais voltados à população em situação de rua, o vereador Leonardo Dias (PL) apresentou, nesta quarta-feira (25), um Projeto de Lei que propõe a criação do Comitê Municipal da População em Situação de Rua, em Maceió. A iniciativa visa garantir escuta qualificada, participação social e o monitoramento permanente das políticas públicas voltadas a esse grupo vulnerável.
Segundo o projeto, o comitê deve ser composto por representantes das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), Saúde (SMS), Educação (Semed), Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes), Cultura e Economia Criativa (Semce), Esporte (Semesp), Segurança Cidadã (Semsc), além da Câmara Municipal, da OAB/AL e, quando possível, de órgãos como o Ministério Público e a Defensoria Pública.
A proposta prevê que o comitê atue no diagnóstico de demandas, elaboração de recomendações intersetoriais, monitoramento de ações já implementadas e na promoção de campanhas de conscientização sobre os direitos da população de rua. Outro ponto central é estimular a participação ativa da sociedade civil no controle democrático das políticas públicas destinadas a esse público.
“A população em situação de rua enfrenta múltiplas formas de exclusão, como a privação de moradia, saúde, educação e renda, além de sofrer com estigmas, violência e invisibilidade social. Diante disso, é dever das instituições democráticas criar instrumentos que assegurem escuta qualificada, participação ativa dos próprios afetados e o aprimoramento contínuo das políticas públicas”, destaca o texto do projeto.
A proposta também surge como uma tentativa de fortalecer e dar efetividade ao decreto municipal de 2010, que já previa um Comitê de Acompanhamento das Ações Municipais para essa população, mas que, segundo o vereador, encontra-se atualmente em desuso.
“As reuniões previstas não vêm sendo realizadas e o problema da população em situação de rua tem se agravado. Em diálogo com o Movimento da População de Rua, entendemos que transformar esse instrumento em lei é uma forma de assegurar sua implantação efetiva e duradoura”, justificou Leonardo Dias.
Entre as mudanças em relação ao decreto de 2010 está a inclusão de órgãos estratégicos que antes não faziam parte da composição, como a Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, considerada essencial para promover a autonomia e reintegração dessas pessoas à sociedade.
“Este é mais um passo concreto para enfrentarmos um problema que atinge de forma crescente os moradores da nossa cidade. Não podemos mais tratar esse tema com indiferença”, finalizou o parlamentar.
Últimas notícias
Concurso dos Bombeiros reabre inscrições e amplia opção de concorrência
Concurso da PM reabre inscrições e permite opção por vagas para pessoas com deficiência
Zanin manda PF entregar dados de celular de Vorcaro em seu gabinete
PGE recomenda que governador vá ao STF contra duas leis aprovadas em Alagoas
Estado marca leilão para vender imóveis considerados sem interesse público
Gabi e GG realizam carreata com Renan Filho e Renan em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
