Alagoas tem a 2ª melhor segurança patrimonial do Nordeste, aponta ranking nacional
Estado também figura entre os 10 melhores do Brasil, resultado de ações integradas e investimentos em tecnologia

Alagoas conquistou lugar de destaque no Ranking dos Estados com Melhor Segurança Patrimonial 2024, divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A unidade federativa aparece em 9º lugar no cenário nacional, evidenciando um desempenho positivo na redução de crimes contra o patrimônio.
O ranking é elaborado com base no menor volume de roubos totais por 100 mil habitantes. Além da boa colocação entre os 10 melhores do Brasil, Alagoas — com média de 278,4 — se sobressai como o 2º melhor estado do Nordeste neste quesito, atrás apenas da Paraíba (202,5), que ocupa a 7ª posição no país.
.png)
O Ranking Nacional dos Estados com Melhor Segurança Patrimonial 2024 é liderado por Santa Catarina, com 89,8 roubos totais por 100 mil habitantes, seguido por Minas Gerais (96,5), Mato Grosso (140,6), Tocantins (158,9) e Mato Grosso do Sul (160,3).
No Nordeste, os cinco estados com melhor desempenho em segurança patrimonial são: Paraíba (202,5), Alagoas (278,4), Sergipe (298,1), Bahia (458,2) e Ceará (484,4).
A classificação é baseada em dados do Anuário de Segurança Pública, analisados pelo Centro de Liderança Pública, uma organização suprapartidária que busca engajar a sociedade e desenvolver líderes públicos para enfrentar os problemas mais urgentes do Brasil.
.png)
Neac
De acordo com o Núcleo de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Neac/SSP), a queda dos crimes contra o patrimônio em 2024, em comparação ao ano anterior, foi da ordem de 19%. Destaca-se a redução do roubo à residência (-20%), do roubo a transeunte (-16%) e do roubo de moto (-22%).
A diminuição é ainda maior quando se compara 2024 com 2014. A variação foi de -53%. Foram zerados o roubo e o arrombamento a banco e a caixa eletrônico, bem como a agências dos Correios e a correspondentes bancários.
Destaque ainda para a redução do roubo à casa comercial (-84%), à residência (-59%), ao transporte coletivo urbano (-97%), coletivo rodoviário (-85%) e de cargas (-68%).
%200005.jpeg)
Avanço consistente
O secretário de Estado da Segurança Pública, Flávio Saraiva, destacou que Alagoas tem avançado de forma consistente no combate aos crimes contra o patrimônio.
Para ele, estar entre os estados com menor número de roubos por 100 mil habitantes e ocupar a segunda melhor posição do Nordeste é reflexo do trabalho integrado das forças de segurança, do investimento em tecnologia realizado pelo Governo de Alagoas e da presença cada vez mais estratégica da polícia nas ruas.
“Além dos resultados no combate aos crimes patrimoniais, somos hoje um dos estados que mais reduzem os crimes contra a vida. No ano passado, batemos mais um recorde: alcançamos a menor taxa de CVLIs (Crimes Violentos Letais e Intencionais) dos últimos 13 anos. Seguiremos firmes no enfrentamento a todas as formas de violência, com foco na prevenção e na proteção da nossa população”, afirmou Saraiva.
Investimentos
Em 2024, o Governo de Alagoas investiu R$ 2 bilhões em Segurança Pública, aumento de 7,5% em comparação ao ano anterior. Foram adquiridos equipamentos modernos, como câmeras de monitoramento, viaturas e armamentos.
A Segurança Pública investiu R$ 83 milhões em equipamentos, incluindo a construção de quatro Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs) e a implantação de nove Salas Lilás.
Ainda em 2024, o Governo de Alagoas nomeou 120 servidores aprovados no concurso da Polícia Científica, formou 923 soldados da Polícia Militar, 109 praças do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL) e 135 delegados da Polícia Civil.
Também criou o Departamento Estadual de Aviação (DEA) e entregou 927 equipamentos de salvamento aquático, materiais de combate a incêndio e equipamentos para salvamento em geral ao CBMAL, além de 610 espargidores de spray de agente de pimenta e 1.950 granadas lacrimogêneas e de efeito moral para a PMAL.
Outros investimentos incluíram 2.700 coletes balísticos para a PMAL e PCAL, drones, 286 capacetes para o CBMAL, trajes antibomba para o Bope, 130 escudos balísticos para a PMAL, 8 mil munições de elastômero para a PMAL e a aquisição de 3 mil pistolas Glock para a Polícia Civil e Militar.
Últimas notícias

Em tempo recorde, Prefeitura de Girau revitaliza estradas da Zona Rural durante período chuvoso

Arapiraca sedia Final do Concurso de Quadrilhas do estado neste final de semana

Com sete casos de meningite em Alagoas, Sesau reforça medidas de prevenção

Sistema da Casal em Rio Largo vai passar por manutenção preventiva nos dias 10 e 24 de julho

Foragido da Justiça de São Paulo é preso pela Polícia Civil em Maceió

Cibele Moura destaca aprovação de utilidade pública para Associação da Costa dos Corais e reforça compromisso com o turismo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
