Alagoana Marluce Caldas é nomeada por Lula para o STJ; Rodrigo Cunha comemora escolha
Ao lado da jurista e do deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), o senador destacou ainda o impacto institucional da chegada de Marluce à corte.

A procuradora de Justiça Marluce Caldas, do Ministério Público de Alagoas, foi nomeada nesta quarta-feira (10) para ocupar uma cadeira no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A escolha foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e representa a primeira vez que uma mulher alagoana assume o cargo de ministra na corte.
O anúncio gerou forte repercussão política em Alagoas. O senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) celebrou a nomeação nas redes sociais e classificou a indicação como um marco para o Judiciário e para o estado.
“A nomeação da Dra. Marluce Caldas para o STJ é um marco! Não só um grande simbolismo, mas a valorização de uma profissional com inquestionável competência e integridade”, afirmou Cunha.
Ao lado da jurista e do deputado federal Rafael Brito (MDB-AL), o senador destacou ainda o impacto institucional da chegada de Marluce à corte.
“Sua chegada ao STJ, como mulher, nordestina e alagoana, enriquece o debate jurídico e contribui para a evolução da jurisprudência. É um passo importante que reafirma o compromisso com a igualdade de gênero no Poder Judiciário.”
Perfil da nova ministra
Natural de Ibateguara, Marluce Caldas atua no Ministério Público de Alagoas desde 1986. Foi a primeira promotora de Justiça a participar de júris populares na capital, Maceió, e alcançou o posto de procuradora de Justiça em 2021, sendo a terceira mulher a atingir esse nível no MP estadual.
Ela integrou a lista tríplice para o STJ ao lado de Sammy Barbosa (MP-AC) e Carlos Frederico (MPF), com apoio de lideranças políticas como o senador Renan Calheiros e o prefeito de Maceió, JHC, que é seu sobrinho.
Com longa trajetória em áreas como infância e juventude, direitos humanos e direito penal, Marluce também coordenou o Núcleo de Pesquisa Jurídica do Cesmac e é vista como uma voz técnica respeitada dentro do Ministério Público.
Últimas notícias

Central de Transplantes de Alagoas promove VII Seminário de Doação de Órgãos e Tecidos

Laudo de Bolsonaro indica câncer de pele, diz médico

Família faz campanha para conseguir pagar exames de criança de Campestre com suspeita de encefalite

Deputados se preparam para votar urgência da anistia contra a vontade de parte da população

Prefeitura de Rio Largo promove ação "Prefeitura Presente" no dia 20 de setembro

1º Festival de Teatro de Bonecos Abayomi acontece em Marechal Deodoro nos dias 20 e 21 de setembro
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
