Polícia Militar ultrapassa oito mil TCOs lavrados e celebra marco histórico
Lavratura de TCOs pela corporação é um diferencial no atendimento a ocorrências de menor potencial ofensivo

A Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL) informou nesta quinta-feira (17) que alcançou um feito inédito: mais de 8 mil Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) foram lavrados entre março de 2023 e julho de 2025, consolidando um modelo ágil, resolutivo e integrado de enfrentamento aos crimes de menor potencial ofensivo em todo o estado.
O número expressivo – de acordo com o Comando da corporação - representa uma verdadeira revolução na prestação do serviço policial e no fortalecimento da justiça cidadã.
O resultado é fruto da atuação estratégica e determinada da equipe de coordenação do TCO, liderada pelo tenente-coronel Paulo Eugênio da Silva Freitas, chefe da 2ª Seção do Estado-Maior Geral da PM-AL (Seção de Estatística e Ciência Aplicada da PM). A consolidação desta ferramenta se destacou pela articulação interinstitucional eficaz e pela valorização da inteligência de dados.
A reimplantação e expansão do TCO só se tornou possível graças à sólida parceria com os principais órgãos do sistema de justiça e segurança: a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL), o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), o Ministério Público Estadual (MP/AL), o Departamento de Trânsito (Detran/AL) e Polícia Científica de Alagoas (POLCAL). Esse alinhamento garantiu respaldo jurídico, integração sistêmica e segurança operacional para que os policiais militares lavrassem os TCOs com autonomia e legalidade.
O uso da plataforma TCO Online, com suporte da SSP, tem sido essencial para o sucesso da iniciativa. Entre os registros mais frequentes, destacam-se três crimes de menor potencial ofensivo: Perturbação do sossego alheio; Apreensão de arma branca, comum em abordagens preventivas, e uso de entorpecentes.
A reimplantação ocorreu em 23 de março de 2023. No período de abril daquele ano até junho de 2025, foram lavrados 886 TCOs relacionados à perturbação do sossego. Em 2023, entre abril e dezembro, foram 83 registros. Já em 2024, o total chegou a 274 lavraturas por questões ligadas à perturbação sonora. Em 2025, de janeiro a junho, foram contabilizados 529 TCOs pela mesma contravenção penal.
Entre as unidades com maior quantitativo de Termos confeccionados estão o 10º BPM, o 2º BPM e o 9º BPM. Entre os policiais com maior número de TCOs lavrados estão o soldado Marcelo Gomes Vanderlei da Silva (10º BPM) e os 3ºs sargentos José Cícero Costa Soares Júnior (10º BPM) e José Walter Pimentel Amaral Júnior (2º BPM).
“Esses números demonstram o comprometimento de cada militar com a resolutividade, a legalidade e a celeridade do atendimento à população. Além de desafogar as delegacias e o sistema judiciário, a lavratura de TCOs pela PM promove redução da burocracia, uma resposta mais rápida à sociedade, a diminuição da reincidência em crimes leves e maior confiança da população nas ações da PM-AL”, pontuou o tenente-coronel Paulo Eugênio.
O comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim parabenizou todos os policiais militares envolvidos diretamente nesse avanço histórico: “A lavratura de mais de 8 mil TCOs não é apenas uma estatística, é reflexo de gestão eficiente, parceria interinstitucional sólida e do comprometimento diário de homens e mulheres que acreditam em uma segurança pública mais ágil, justa e cidadã”.
Veja também
Últimas notícias

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável

Faustão recebe alta do hospital após transplantes: 'Bem clinicamente', diz boletim
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
