Ampliação do Laboratório Forense vai reforçar a perícia criminal no estado
Investimento garantirá modernização, ampliação dos serviços e maior celeridade nas análises periciais

Durante evento na orla de Maceió, o governador Paulo Dantas anunciou a construção de um novo anexo do Laboratório Forense da Polícia Científica de Alagoas. A iniciativa representa um marco na modernização da perícia criminal no estado, solucionando entraves estruturais que há anos impactam a celeridade e a qualidade dos serviços prestados à sociedade.
Localizado no Instituto de Criminalística de Maceió (ICM), o Laboratório Forense está em funcionamento desde 4 de dezembro de 2015. Apesar de contar com tecnologia e metodologias atualizadas, a estrutura física limitada e a crescente demanda têm comprometido a entrega dos laudos periciais, fundamentais para a elucidação de crimes e outras ações judiciais em todo o estado.
Além de absorver todas as demandas da capital e interior, já que o núcleo de Arapiraca não possui estrutura laboratorial, a unidade atua em frentes diversas da perícia forense, com exames nas áreas de química, toxicologia e genética. Entre os serviços ofertados, destacam-se análises de drogas, materiais desconhecidos, exames toxicológicos, identificação genética e exames de DNA para identificação de desaparecidos.
Thalmanny Goulart, perito criminal e chefe do Laboratório de Química e Toxicologia, explicou que, nos últimos três anos, o número de solicitações de exames tem superado a capacidade de entrega de laudos. Embora conte com apenas 16% do efetivo de peritos criminais da Polícia Científica (14 profissionais), o laboratório é responsável pela maior produção de laudos do ICM por anos consecutivos.
A ampliação do Laboratório Forense possibilitará uma série de avanços em diversos eixos da perícia criminal. Permitirá a expansão urgente e necessária. A construção em tempo ágil, alinhada aos prazos do convênio e às necessidades estruturais para instalação de novos equipamentos, como o moderno sistema de cromatografia adquirido por meio do convênio, firmado entre o Ministério da Justiça e a Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP-AL).
Com o novo anexo planejado, será possível acelerar a inserção de perfis genéticos de condenados, além de ampliar a atuação no Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID). A nova estrutura garantirá segurança, conforto e integridade na coleta de amostras de vítimas e acusados e facilitará a adequação às normas da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos (RIBPG), garantindo rastreabilidade e segurança dos vestígios.

O novo espaço, permitirá a criação do Banco de Perfil Químico, uma estrutura que permitirá monitoramento contínuo das substâncias ilícitas apreendidas, contribuindo para o combate ao tráfico de drogas e ao crime organizado. Melhores condições de trabalho permitirão mais produtividade e bem-estar para os servidores.
Com maior capacidade de processamento, o novo laboratório atuará em parceria com outros órgãos. Entre eles, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na ampliação da análise de amostras oriundas dos hospitais estaduais, em casos de violência sexual e com o Detran na melhoria na análise toxicológica de acidentes de trânsito com vítimas, contribuindo para ações preventivas e mais agilidade na liberação de laudos.
“A nova sede trará também a renovação do parque tecnológico, com aquisição de equipamentos de última geração. Isso permitirá maior precisão e agilidade nos exames, além de viabilizar novas abordagens metodológicas, com sensibilidade instrumental compatível às exigências da perícia moderna”, afirmou Thalmanny Goulart.
O perito criminal não tem dúvida: a construção do novo Laboratório Forense é um investimento na verdade, na justiça e na segurança pública de Alagoas. Com tecnologia, estrutura e valorização dos profissionais, o Estado dá um passo decisivo para oferecer um serviço pericial mais rápido, confiável e eficiente.
Últimas notícias

“Quantos alagoanos ainda vão morrer?”, diz Fabio Costa após nova execução no Corredor Vera Arruda

Lula critica tarifas de Trump contra o Brasil e vê apoio a Bolsonaro em medidas comerciais

Moraes bloqueia contas e Pix de Eduardo Bolsonaro para tentar dificultar ações nos EUA

Suspeito de roubo é imobilizado e agredido por populares no Pontal da Barra, em Maceió

Ação do MP com apoio do setor hoteleiro entrega 113 cestas básicas para famílias de Maragogi

Vídeo levanta suspeita de despejo de esgoto no riacho de Guaxuma, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
