Prefeitura de Maceió oferece acolhimento psicossocial para acumuladores compulsivos
Pacientes são avaliados e encaminhados para o tratamento com psicólogos e psiquiatras

A Prefeitura de Maceió tem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizado um trabalho de acolhimento e orientação para acumuladores compulsivos e seus familiares. A abordagem tem objetivo de construir vínculos com o paciente para que ele tenha acesso ao tratamento adequado.
O transtorno de Acumulação trata-se de um distúrbio psicológico que é caracterizado pela dificuldade extrema do indivíduo descartar ou se desfazer de um objeto, independentemente do seu valor. Como consequência, a acumulação desenfreada pode criar ambientes insalubres que impactam a vida social, emocional e física do acumulador e seus familiares.
A Coordenação de Atenção Psicossocial da SMS e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) atuam para minimizar e tratar os casos que chegam sob demanda espontânea. Os serviços podem ser solicitados por um familiar ou pelo próprio acumulador que receberá o acolhimento.
Assim que acionados os serviços, é realizado um acompanhamento ambulatorial junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Caps, para ser encaminhado ao atendimento conjunto de psicoterapia e psiquiatria , a depender da avaliação inicial do paciente. Após essa primeira abordagem, é construído um vínculo com o paciente para que ele aceite o tratamento. O serviço também realiza orientações para os familiares
Um dos principais desafios, segundo a assistente social Karla Rocha, gerente do Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, no bairro Chã de Bebedouro, é fazer com que os acumuladores que chegam até o serviço reconheçam que precisam do tratamento. “Em casos assim, nós primeiro fazemos o convencimento, especialmente das pessoas que estão em crise, para poder dar início ao tratamento no Caps”, diz.
Além do atendimento psicossocial, a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Vigilância Sanitária de Maceió também realizam a limpeza e recolhimento de resíduos nas residências dos acumuladores. A iniciativa busca inibir a proliferação de insetos, roedores, e possíveis doenças.
Últimas notícias

Protesto por falta de água interdita Avenida Senador Rui Palmeira em Maceió

Deputado Fabio Costa confronta Carlos Lupi na CPMI do INSS e expõe falhas na gestão

CPMI do INSS: Alfredo Gaspar cobra respostas de Carlos Lupi sobre omissões e denúncias em sua gestão

Destino turístico dos Cânions do São Francisco pode ser demolido por ordem judicial

Anvisa proíbe venda de 32 suplementos de empresa de produtos naturais

Governo de Alagoas comemora sucesso do artesanato alagoano em Paris
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
