Prefeitura de Maceió oferece acolhimento psicossocial para acumuladores compulsivos
Pacientes são avaliados e encaminhados para o tratamento com psicólogos e psiquiatras
A Prefeitura de Maceió tem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizado um trabalho de acolhimento e orientação para acumuladores compulsivos e seus familiares. A abordagem tem objetivo de construir vínculos com o paciente para que ele tenha acesso ao tratamento adequado.
O transtorno de Acumulação trata-se de um distúrbio psicológico que é caracterizado pela dificuldade extrema do indivíduo descartar ou se desfazer de um objeto, independentemente do seu valor. Como consequência, a acumulação desenfreada pode criar ambientes insalubres que impactam a vida social, emocional e física do acumulador e seus familiares.
A Coordenação de Atenção Psicossocial da SMS e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) atuam para minimizar e tratar os casos que chegam sob demanda espontânea. Os serviços podem ser solicitados por um familiar ou pelo próprio acumulador que receberá o acolhimento.
Assim que acionados os serviços, é realizado um acompanhamento ambulatorial junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Caps, para ser encaminhado ao atendimento conjunto de psicoterapia e psiquiatria , a depender da avaliação inicial do paciente. Após essa primeira abordagem, é construído um vínculo com o paciente para que ele aceite o tratamento. O serviço também realiza orientações para os familiares
Um dos principais desafios, segundo a assistente social Karla Rocha, gerente do Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, no bairro Chã de Bebedouro, é fazer com que os acumuladores que chegam até o serviço reconheçam que precisam do tratamento. “Em casos assim, nós primeiro fazemos o convencimento, especialmente das pessoas que estão em crise, para poder dar início ao tratamento no Caps”, diz.
Além do atendimento psicossocial, a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Vigilância Sanitária de Maceió também realizam a limpeza e recolhimento de resíduos nas residências dos acumuladores. A iniciativa busca inibir a proliferação de insetos, roedores, e possíveis doenças.
Últimas notícias
Bosque das Arapiracas recebe, nesta segunda (1º), show de aniversário da Filarmônica Divina Harmonia
Câmeras flagram momento em que homem descarta feto em via pública de Delmiro Gouveia
Homem procura polícia e admite ter descartado feto em via pública de Delmiro Gouveia
Banda Gratidão e Felipe Rodrigues reúnem milhares de pessoas na Festa do Evangélico em São Sebastião
Seduc inicia processo de transferência interna dos estudantes da rede estadual para 2026
Sintietfal repudia feminicídio no Cefet-RJ e cobra ações contra misoginia nas instituições
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
