Prefeitura de Maceió oferece acolhimento psicossocial para acumuladores compulsivos
Pacientes são avaliados e encaminhados para o tratamento com psicólogos e psiquiatras
A Prefeitura de Maceió tem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizado um trabalho de acolhimento e orientação para acumuladores compulsivos e seus familiares. A abordagem tem objetivo de construir vínculos com o paciente para que ele tenha acesso ao tratamento adequado.
O transtorno de Acumulação trata-se de um distúrbio psicológico que é caracterizado pela dificuldade extrema do indivíduo descartar ou se desfazer de um objeto, independentemente do seu valor. Como consequência, a acumulação desenfreada pode criar ambientes insalubres que impactam a vida social, emocional e física do acumulador e seus familiares.
A Coordenação de Atenção Psicossocial da SMS e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) atuam para minimizar e tratar os casos que chegam sob demanda espontânea. Os serviços podem ser solicitados por um familiar ou pelo próprio acumulador que receberá o acolhimento.
Assim que acionados os serviços, é realizado um acompanhamento ambulatorial junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Caps, para ser encaminhado ao atendimento conjunto de psicoterapia e psiquiatria , a depender da avaliação inicial do paciente. Após essa primeira abordagem, é construído um vínculo com o paciente para que ele aceite o tratamento. O serviço também realiza orientações para os familiares
Um dos principais desafios, segundo a assistente social Karla Rocha, gerente do Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, no bairro Chã de Bebedouro, é fazer com que os acumuladores que chegam até o serviço reconheçam que precisam do tratamento. “Em casos assim, nós primeiro fazemos o convencimento, especialmente das pessoas que estão em crise, para poder dar início ao tratamento no Caps”, diz.
Além do atendimento psicossocial, a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Vigilância Sanitária de Maceió também realizam a limpeza e recolhimento de resíduos nas residências dos acumuladores. A iniciativa busca inibir a proliferação de insetos, roedores, e possíveis doenças.
Últimas notícias
Motociclista morre após colisão com carro em frente ao Mirante da Sereia, em Maceió
Briga entre irmãos termina em morte a facadas durante confraternização em Pilar
Recusa sexual termina com mulher agredida, enforcada e arrastada pelos cabelos em Feira Grande
Cão farejador localiza tabletes de maconha escondidos em terreno baldio em Arapiraca
Exportações de serviços batem recorde e alcançam US$ 51,8 bi em 2025
Renan Filho rebate declarações do Governador de Santa Catarina: “Sua máscara já caiu”
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
