Prefeitura de Maceió oferece acolhimento psicossocial para acumuladores compulsivos
Pacientes são avaliados e encaminhados para o tratamento com psicólogos e psiquiatras
A Prefeitura de Maceió tem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizado um trabalho de acolhimento e orientação para acumuladores compulsivos e seus familiares. A abordagem tem objetivo de construir vínculos com o paciente para que ele tenha acesso ao tratamento adequado.
O transtorno de Acumulação trata-se de um distúrbio psicológico que é caracterizado pela dificuldade extrema do indivíduo descartar ou se desfazer de um objeto, independentemente do seu valor. Como consequência, a acumulação desenfreada pode criar ambientes insalubres que impactam a vida social, emocional e física do acumulador e seus familiares.
A Coordenação de Atenção Psicossocial da SMS e o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) atuam para minimizar e tratar os casos que chegam sob demanda espontânea. Os serviços podem ser solicitados por um familiar ou pelo próprio acumulador que receberá o acolhimento.
Assim que acionados os serviços, é realizado um acompanhamento ambulatorial junto a Unidade Básica de Saúde (UBS) e no Caps, para ser encaminhado ao atendimento conjunto de psicoterapia e psiquiatria , a depender da avaliação inicial do paciente. Após essa primeira abordagem, é construído um vínculo com o paciente para que ele aceite o tratamento. O serviço também realiza orientações para os familiares
Um dos principais desafios, segundo a assistente social Karla Rocha, gerente do Caps Dr. Sadi Feitosa de Carvalho, no bairro Chã de Bebedouro, é fazer com que os acumuladores que chegam até o serviço reconheçam que precisam do tratamento. “Em casos assim, nós primeiro fazemos o convencimento, especialmente das pessoas que estão em crise, para poder dar início ao tratamento no Caps”, diz.
Além do atendimento psicossocial, a Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) e a Vigilância Sanitária de Maceió também realizam a limpeza e recolhimento de resíduos nas residências dos acumuladores. A iniciativa busca inibir a proliferação de insetos, roedores, e possíveis doenças.
Últimas notícias
Silvânia Aquino anuncia saída da Banda Calcinha Preta e encerra ciclo marcante no forró romântico
Hugo Motta dá carta branca a Derrite para conduzir Marco Legal contra Crime
Alfredo Gaspar surpreende e determina apreensão do celular de Igor Delecrode na CPMI do INSS
Comunicação de Junqueiro se destaca em Alagoas com equipe criativa e gestão moderna
Incêndio atinge pátio de veículos em Rio Largo e destrói mais de 100 motocicletas
Confusão entre mototaxistas causa tumulto no Centro de Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
