Trump adia para 6 de agosto tarifa de 50% sobre produtos brasileiros
A mesma ordem também exclui da taxação alguns itens específicos, como suco de laranja, produtos da aviação civil, celulose, petróleo e certos componentes mecânicos.
Na ordem executiva assinada pelo presidente Donald Trump, está previsto um adiamento de sete dias para o início da taxação de 50% sobre produtos brasileiros. Originalmente marcada para esta sexta-feira, 1º de agosto, a medida passa a valer a partir do dia 6 de agosto.
A mesma ordem também exclui da taxação alguns itens específicos, como suco de laranja, produtos da aviação civil, celulose, petróleo e certos componentes mecânicos. No entanto, setores importantes do agronegócio brasileiro serão fortemente atingidos, com a aplicação da tarifa sobre carne, café e frutas exportadas aos Estados Unidos.
Portanto, o chamado "tarifaço" começará efetivamente no dia 6 de agosto.
Entenda
Mais cedo, o presidente Donald Trump havia assinado o decreto que formaliza a tarifa de 50% aos produtos importados do Brasil.
Segundo o comunicado da Casa Branca, autoridades brasileiras teriam coagido empresas dos Estados Unidos a censurar discursos políticos, entregar dados sensíveis de usuários e alterar políticas de moderação de conteúdo sob ameaça de multas, processos criminais, congelamento de ativos ou exclusão do mercado brasileiro. O comunicado da Casa Branca ainda cita nominalmente o ministro Alexandre de Moraes como responsável por centenas de ordens secretas de censura, ameaças a executivos de empresas americanas e congelamento de ativos para forçar o cumprimento dessas ordens.
O texto também menciona o caso do jornalista Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente Figueiredo, o último militar da ditadura militar, que mora nos Estados Unidos e que estaria sendo, segundo esse comunicado, processado criminalmente no Brasil por declarações feitas em solo americano. Paulo Figueiredo responde um processo no STF.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
