Alagoas recebe evento internacional de Ciências da Informação
O VII Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) ganha uma edição repleta de conversas sobre participação social e interdisciplinaridade

O VII Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI), evento dedicado às Ciências da Informação, neste ano, leva o tema “Informação e tecnologia para a sustentabilidade: caminhos para uma práxis inovadora”, e acontecerá de 01 a 07 de outubro, no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió.
O VII SITI é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/Ufal), em parceria com o seu curso de Graduação em Biblioteconomia e com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, no Peru.
O evento é apoiado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), e também conta com a parceria da Impressa Oficial Graciliano Ramos.
O objetivo do SITI é promover a produção, a comunicação e a divulgação de pesquisas concluídas e em andamento relacionadas ao tema deste ano, em níveis de graduação e pós-graduação, e reúne pesquisadores e profissionais tanto das Ciências da Informação quanto das áreas afins, como a Tecnologia da Informação e a Comunicação Social.
A edição 2025 vem marcada pela interdisciplinaridade e temas de interesse público, na ordem do dia para toda a sociedade alagoana.
“O tema foi escolhido frente à preocupação com as constantes mudanças climáticas, a sustentabilidade ambiental e o poder que a informação e a tecnologia possuem”, explica a professora Rosaline Mota, coordenadora do VII SITI e do PPGCI da Ufal.
Nesse sentido, além da programação com foco técnico, e pesquisadores de referência na teoria e na prática das Ciências da Informação, o evento também vai trazer palestras de pessoas que estão causando impacto em questões públicas relevantes.
O público poderá ouvir, por exemplo, o jornalista Wendel Palhares, atual Secretário de Estado da Comunicação, que capitaneia as iniciativas do governo estadual pela integridade da informação; a pesquisadora Andreia Andréa Moreira, do Comitê Gestor do Observatório da Desinformação de Alagoas; o pesquisador Georginei Neri, que também é coordenador administrativo do ponto de presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Alagoas (PoP-AL RNP) e a psicóloga, docente e podcaster Janaína Diniz.
A conferência magna fica a cargo do professor Wandick Batista, oceanógrafo, com doutorado em água doce e pesca, e secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Alagoas.
Ainda no clima de interface das conversas, o VII SITI traz palestras de Daniel Carvalho, assessor científico da Fapeal e doutor em Sociologia, que falará sobre capital informacional; da professora Elaine Pimentel, jurista atuante nas áreas de criminalidade e gênero, e o Pajé José Reinado, da etnia Aconã, do município de Traipu, em Alagoas.
“Desejamos que os debates sejam profícuos e possibilitem nortear práticas inovadoras, e que juntos possamos contribuir com nossas ideias e ações para a construção de um futuro melhor para nosso planeta”, comentou Rosaline Mota.
As inscrições e a programação completa do VII SITI estão disponíveis neste link: https://doity.com.br/viisiti.
Veja também
Últimas notícias

Incêndio atinge área utilizada como ferro-velho e ponto de reciclagem na Vila Canaã, em Arapiraca

Imagens flagram mulher furtando produto no shopping popular de Arapiraca

Prefeitura de Arapiraca convoca aprovados do concurso da Guarda Municipal

Câmara de São Luís do Quitunde aprova LDO e Sistema de Loteria Municipal

Movimentações internas na Defensoria não comprometem ações contra a Braskem

Matriz de Camaragibe inicia campanha Agosto Lilás
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
