Educação

Alagoas recebe evento internacional de Ciências da Informação

O VII Seminário de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI) ganha uma edição repleta de conversas sobre participação social e interdisciplinaridade

Por Agência Alagoas 06/08/2025 15h03
Alagoas recebe evento internacional de Ciências da Informação
Seminário acontecerá de 1º a 7 de outubro, no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió - Foto: Assessoria

O VII Seminário Internacional de Informação, Tecnologia e Inovação (SITI), evento dedicado às Ciências da Informação, neste ano, leva o tema “Informação e tecnologia para a sustentabilidade: caminhos para uma práxis inovadora”, e acontecerá de 01 a 07 de outubro, no Centro de Inovação do Jaraguá, em Maceió.

O VII SITI é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Alagoas (PPGCI/Ufal), em parceria com o seu curso de Graduação em Biblioteconomia e com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos, no Peru.

O evento é apoiado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, da tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapeal), e também conta com a parceria da Impressa Oficial Graciliano Ramos.

O objetivo do SITI é promover a produção, a comunicação e a divulgação de pesquisas concluídas e em andamento relacionadas ao tema deste ano, em níveis de graduação e pós-graduação, e reúne pesquisadores e profissionais tanto das Ciências da Informação quanto das áreas afins, como a Tecnologia da Informação e a Comunicação Social.

A edição 2025 vem marcada pela interdisciplinaridade e temas de interesse público, na ordem do dia para toda a sociedade alagoana.

“O tema foi escolhido frente à preocupação com as constantes mudanças climáticas, a sustentabilidade ambiental e o poder que a informação e a tecnologia possuem”, explica a professora Rosaline Mota, coordenadora do VII SITI e do PPGCI da Ufal.

Nesse sentido, além da programação com foco técnico, e pesquisadores de referência na teoria e na prática das Ciências da Informação, o evento também vai trazer palestras de pessoas que estão causando impacto em questões públicas relevantes.

O público poderá ouvir, por exemplo, o jornalista Wendel Palhares, atual Secretário de Estado da Comunicação, que capitaneia as iniciativas do governo estadual pela integridade da informação; a pesquisadora Andreia Andréa Moreira, do Comitê Gestor do Observatório da Desinformação de Alagoas; o pesquisador Georginei Neri, que também é coordenador administrativo do ponto de presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Alagoas (PoP-AL RNP) e a psicóloga, docente e podcaster Janaína Diniz.

A conferência magna fica a cargo do professor Wandick Batista, oceanógrafo, com doutorado em água doce e pesca, e secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em Alagoas.

Ainda no clima de interface das conversas, o VII SITI traz palestras de Daniel Carvalho, assessor científico da Fapeal e doutor em Sociologia, que falará sobre capital informacional; da professora Elaine Pimentel, jurista atuante nas áreas de criminalidade e gênero, e o Pajé José Reinado, da etnia Aconã, do município de Traipu, em Alagoas.

“Desejamos que os debates sejam profícuos e possibilitem nortear práticas inovadoras, e que juntos possamos contribuir com nossas ideias e ações para a construção de um futuro melhor para nosso planeta”, comentou Rosaline Mota.

As inscrições e a programação completa do VII SITI estão disponíveis neste link: https://doity.com.br/viisiti.