Política

Relatório que comprova afundamento do Bom Parto e Flexais será apresentado ao governo federal

Pesquisadores que realizaram o estudo pedem que a região seja incluída no mapa de risco

Por Felipe Ferreira 11/08/2025 11h11 - Atualizado em 11/08/2025 11h11
Relatório que comprova afundamento do Bom Parto e Flexais será apresentado ao governo federal
O afundamento do solo de bairros de Maceió foi causado pela Braskem - Foto: Reprodução / Metrópoles

O estudo independente, realizado pelo geólogo da Universidade Federal do Espírito Santo, Marcos Eduardo Hartwig, será apresentado para o governo federal através do Ministério de Ciência e Tecnologia. A pesquisa indica que a região do Bom Parto e Flexais também estão afundando.

O relatório do estudo foi apresentado pelos pesquisadores na última sexta-feira (8), em uma audiência pública, no bairro Farol.

Dentre as recomendações está a inclusão do Bom Parto e Flexais no mapa de risco, para que seus moradores tenham acesso aos recursos do Programa de Compensação Financeira da Braskem, responsável pelo afundamento do solo.

O professor da Ufes apresentará os resultados do estudo à ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, a pedido da própria assessoria direta da ministra.

Ainda nos esforços para incluir os moradores de regiões isoladas, o defensor Ricardo Melro também irá apresentar os resultados da pesquisa à Prefeitura de Maceió.

Nas redes sociais, Melro comentou sobre o interesse do governo federal na pesquisa: “Em Brumadinho, só houve avanço real depois que o governo federal interveio. Por que não fazer o mesmo em Maceió? Aqui também há seres humanos sofrendo e sendo injustiçados. Até o Serviço Geológico do Brasil tem lavado as mãos para a nossa terra. As vidas alagoanas não valem menos”.