EUA ameaça novas sanções contra brasileiros ligados ao Mais Médicos
Dois funcionários brasileiros ligados à implementação do Mais Médicos tiveram vistos cancelados pelo governo dos EUA
O governo dos Estados Unidos prometeu novas sanções contra autoridades envolvidas no programa Mais Médicos, classificado pela administração de Donald Trump como um “esquema coercitivo de exportação de mão de obra”. A declaração foi divulgada pelo Gabinete para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado, nesta quinta-feira (14), e republicada pela embaixada norte-americana no Brasil.
Na mensagem em tom de ameaça, a diplomacia dos EUA voltou a acusar o Brasil e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) de utilizar o programa para driblar o embargo econômico norte-americano contra Cuba.
“O programa Mais Médicos do Brasil foi um golpe diplomático que explorou médicos cubanos, enriqueceu o regime cubano corrupto e foi acobertado por autoridades brasileiras e ex-funcionários da OPAS”, diz a mensagem compartilhada pela embaixada dos EUA no Brasil. “Não restam dúvidas: os EUA continuarão responsabilizando todos os indivíduos ligados a esse esquema coercitivo de exportação de mão de obra”, ameaçou.
Revogação de vistos
Nessa quarta-feira (13), Mozart Julio Tabosa Sales e Alberto Kleiman tiveram seus vistos norte-americanos cancelados, por terem atuado no Ministério da Saúde durante a implantação do Mais Médicos no Brasil.
Mesmo que tenha suprido a escassez de médicos em regiões remotas do país, os EUA afirmam, sem provas concretas, que o Mais Médicos beneficiou o regime cubano, por meio de supostos desvios de salários dos profissionais de saúde.
A irregularidade teria acontecido no processo de pagamento dos médicos, que não recebiam diretamente do governo brasileiro. Os salários eram enviados pelo Brasil à OPAS, que então repassava as quantias à Cuba.
Segundo denúncias de alguns profissionais que integraram o programa, parte dos salários ficava com o governo cubano, o que estava previsto nos contratos.
Últimas notícias
Gonet também teve dados sigilosos violados na Receita Federal, diz STF
Trabalhador fica ferido após estrutura com placas solares desabar em posto de combustível
Moto furtada é recuperada em canavial de Colônia Leopoldina
Detalhes sobre o velório e o sepultamento de Edlúcio Nonato são divulgados
Professora da rede municipal de Arapiraca morre aos 55 anos após período internada
Presidente Lula visita a Índia a partir desta quarta-feira (18)
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
