Meio ambiente

[Vídeo] Fardos de borrachas da 2º Guerra voltam a surgir nas praias alagoanas

Material foi localizado na praia de Ipioca, em Maceió, e na praia dos Morros, no município de Passo do Camaragibe

Por Wanessa Santos 21/08/2025 12h12 - Atualizado em 21/08/2025 13h01
[Vídeo] Fardos de borrachas da 2º Guerra voltam a surgir nas praias alagoanas
Fardos de borracha aparecem em praias alagoanas nesta quinta-feira (21) - Foto: Instituto Biota de Conservação

O Instituto Biota de Conservação identificou, na manhã desta quinta–feira (21), novos fardos de borracha em praias alagoanas. Não é a primeira vez que esse material aparece no litoral nordestino. Desta vez, os fardos foram localizados na praia de Ipioca, em Maceió, e na praia dos Morros, no município de Passo do Camaragibe. A recomendação, caso a população encontre esse material, é de contatar agentes do meio ambiente e não tentar manuseá-lo.

Segundo as pesquisas, realizadas pela Universidade Federal do Ceará, as caixas misteriosas são, na verdade, feitas de borracha natural que teriam naufragado de um navio alemão, durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar do material não representar risco de poluição, devido ao tempo que estão naufragados podem se desintegrar caso sejam manipulados de maneira indevida.

Os fardos de borracha começaram a surgir em diversas praias do nordeste brasileiro no ano de 2019 e, desde então, continuam a ser encontrados. Não há informações sobre a real funcionalidade que esse material teria.

Equipes do Instituto Biota foram até os locais em que as caixas apareceram para realizar o monitoramento e identificação dos fardos.