Mais de seis mil estudantes participam da Olimpíada Alagoana de Química
Pela Rede Estadual, foram quase quatro mil alunos inscritos na competição, cujas provas serão aplicadas até esta sexta-feira (29)

Seis mil seiscentos e dezessete estudantes de escolas públicas e privadas participam, até esta sexta-feira (29), da edição 2025 da Olimpíada Alagoana de Química (OALQ). A competição abrange alunos do 9º ano do ensino fundamental à 3a série do ensino médio. E é uma seletiva estadual para a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ) e para a Olimpíada Norte-Nordeste de Química (ONNeQ).
“Mais do que números, a OALQ é um exemplo do quanto a ciência pode inspirar, unir e abrir caminhos. O esforço coletivo dos professores e a coragem dos alunos em aceitar esse desafio reafirmam que investir em educação e acreditar na juventude é preparar um futuro melhor para Alagoas e para o Brasil”, declara Demetrius Morilla, coordenador da OALQ e professor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).
A Rede Estadual responde por mais da metade dos inscritos, totalizando 3.856 participantes.
“Essa representatividade reforça o compromisso da Secretaria de Estado da Educação em democratizar o acesso às olimpíadas científicas. Outro marco é a crescente participação feminina: 2.090 meninas inscritas, superando os 1.588 meninos — todos vinculados a escolas públicas em geral —, o que evidencia a força das jovens alagoanas no campo científico. A presença da OALQ em 23 municípios é fruto do empenho de professores que, com dedicação e incentivo, têm sido fundamentais para inscrever seus alunos e mostrar que a Química pode ser agente transformador de vidas”, observa Demetrius.
Desafio
35 Escolas estaduais participaram da OALQ. Na Moreira e Silva, no Cepa, quatorze estudantes da 1a série do ensino médio participaram das provas. Uma delas foi Tailha Rithely Moraes. “Achei a prova muito boa, os assuntos abordados foram os que já tínhamos aprendido aqui na escola. Além disso, o professor Jonathan nos preparou passando apostilas para reforçar os estudos”, conta a jovem.
Seu colega Tiago Asafe pensa igual. “Achei a prova muito interessante e, além das apostilas repassadas pelo professor Jonathan, assisti a videoaulas no Youtube”, revela. “Química não é o meu forte, mas os assuntos da prova eram os que o professor Jonathan já tinha abordado em sala de aula”, complementa Rebeka Ferreira.
Jonathan Augusto da Silva é professor de Química da escola e destaca a importância da olimpíada. “ Este é o meu terceiro ano aplicando a OALQ e percebo que, por meio dela, os alunos se engajam mais na disciplina e chegam à conclusão de que aprender Química não é difícil”, avalia.
Confira a lista das 35 escolas estaduais que participaram da OALQ:
Pedro Joaquim de Jesus (Teotônio Vilela); José Aprígio Brandão Vilela (Teotônio Vilela); Pedro de França Reis (Arapiraca); Padre Jefferson de Carvalho (Arapiraca); Senador Rui Palmeira (Arapiraca); Artur Ramos (Arapiraca); Professor José Moacir Teófilo (Arapiraca); Adalberto Marroquim (Batalha); Belarmino Vieira Barros (Minador do Negrão); Odete Bonfim (Maribondo); José Enoque de Barros (Girau do Ponciano); Almeida Cavalcanti (Palmeira dos Índios); Dorgival Gonçalves (Campo Alegre); Dom Constantino Luers (Campo Alegre); Muniz Falcão (Cacimbinhas); Santos Ferraz (Taquarana); Rui Barbosa (Anadia); Dom Eliseu Maria Gomes Oliveira (Japaratinga); Aristheu de Andrade (Colônia Leopoldina);Inaura Casado Costa (Cajueiro); Padre Aurélio Gois (Junqueiro); Valdecy Gomes de Vasconcelos (Pilar); Arthur Ramos (Pilar); Edleuza Oliveira da Silva (São Miguel dos Campos); Ana Lins (São Miguel dos Campos); Inaura Casado Costa (Cajueiro); Alfredo Gaspar de Mendonça (Maceió); Tarcísio Soares Palmeira (São Miguel dos Campo); Dr. Miguel Guedes Nogueira (Maceió); Marcos Antônio Cavalcanti Silva (Maceió); Moreira e Silva (Maceió); Pedro Teixeira de Vasconcelos (Maceió); Professor Theonilo Gama (Maceió); Margarez Maria Santos Lacet (Maceió) e o Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CPM) – Unidades Maceió e Arapiraca.
Veja também
Últimas notícias

Programa Desenvolve Arapiraca acontece no Bairro Batingas nesta sexta (26)

1ª Corrida da Inclusão: prefeitura realiza ação esportiva para pessoas com deficiência em Girau do Ponciano

Especialistas do Hospital Dr. Ib Gatto atuam para prevenir úlceras por pressão em pacientes

Ministério da Saúde passa a recomendar mamografia a partir dos 40 anos

Prefeita conquista implantação de Posto de Atendimento da Receita Federal em Novo Lino

Capítulo bíblico estampa embalagens de 900 kg de maconha apreendidas em São Sebastião
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes

Suspeito de furtar moto é detido pela própria vítima em Porto Calvo
